Museu Afro Brasil mostra retratos de personalidades negras em Bauru

Postado em: 15 de dezembro de 2014 | Exposições

irmãos timótheo - fundação biblioteca nacional
Foto: Divulgação

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) levam a exposição itinerante “Foco Negro” à Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, em Bauru. Com abertura em 18 de dezembro (quinta-feira), às 19h30, a mostra revela a história afro-brasileira através de retratos de personalidades negras, desde o século XIX até os dias atuais. O encerramento está previsto para o dia 30 de janeiro. A entrada é gratuita.

A exposição reúne 50 retratos produzidos por ícones da fotografia como Pierre Verger, Madalena Schwartz e Luiz Paulo Lima. Entre os artistas e intelectuais negros estão: o escritor Machado de Assis, os pintores Arthur e João Timótheo da Costa e Emmanuel Zamor, o psiquiatra Juliano Moreira, o engenheiro Teodoro Sampaio, a cantora Elza Soares, o sambista Paulinho da Viola, o geógrafo Milton Santos, as atrizes Zezé Mota e Ruth de Souza, o Rei do Futebol Pelé, entre outros. Há ainda instantes capturados pela lente de Adenor Gondim das integrantes da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira (BA), além de imagens de sambistas das escolas paulistas, realizadas por Wagner Celestino. 

“Desde sua fundação, há dez anos, o Museu Afro Brasil tem a proposta de mostrar quem negro foi e quem negro é”, afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil. “Uma de nossas missões é resgatar a história e a memória daqueles que foram esquecidos ou são pouco lembrados, pela história oficial. Esses retratos podem ser considerados flagrantes históricos de homens e mulheres protagonistas da cultura afro-brasileira”. 

A exposição integra o projeto de itinerâncias do SISEM-SP, que promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Adenor Gondim 01Foto: Divulgação

Serviço:
Exposição “Foco Negro”
Período: de 18/12/2014 a 30/1/2015
Local: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg/Centro Cultural de Bauru(Avenida Nações Unidas, n° 8-9, piso superior do Teatro Municipal, Centro – Bauru/SP)
Horário: terças as sextas-feiras, das 10h às 17h
Informações: (14) 3235-1088/1072   

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo