Museu Afro Brasil leva exposição sobre o Saci a Taubaté

Postado em: 1 de outubro de 2014 | Exposições

Saci - foto João Liberato 4

A mostra de 50 obras revelam facetas do mais famoso personagem do folclore brasileiro

O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, leva a exposição itinerante “Saci Pula na Aldeia Alta” ao Museu Monteiro Lobato, em Taubaté. Com abertura marcada para o dia 4 de outubro, a mostra revela as diversas representações artísticas de um dos mais emblemáticos personagens do folclore brasileiro. O encerramento está previsto para o dia 30 de novembro. A entrada é gratuita.

O projeto de exposições itinerantes faz parte do programa do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A atividade conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Taubaté.

A exposição é formada por 50 obras da coleção particular de Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, em regime de comodato com a entidade. Com a curadoria do próprio Araujo, a mostra revela vários aspectos das artes plásticas, objetos industriais e de souvenir, além de incluir alguns exemplares da arte das figureiras e figureiros, cujos trabalhos têm raízes profundas com Taubaté. O título faz menção a um dos significados atribuídos ao nome da cidade: aldeia alta, na língua tupi. “Nós sempre procuramos levar, nesse projeto de itinerâncias, exposições que tenham relação com a temática afro brasileira e com a localidade em questão”, afirma Roberto Okinaka, coordenador de exposições itinerantes do Museu Afro Brasil.

No dia 31 de outubro, quando é comemorado nacionalmente o Dia do Saci, haverá uma perfomance do artista popular Iderê Dudu Silva sobre recortes em MDF do “É o Saci Urbano”, obras do artista visual Thiago Vaz. As obras serão reduzidas a carvão, em um ritual simbólico.

Além das exposições intinerantes, o SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Serviço:
Exposição “Saci Pula na Aldeia Alta”
Abertura: 4/10/2014, às 10h
Encerramento: 30/11/2014
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Informações: (12) 3625-5062
Local: Museu Monteiro Lobato (Avenida Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde – Taubaté / SP)
Entrada: Gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo