Museu Afro Brasil leva exposição fotográfica a Diadema

Série Pérolas Negras Adriana Alves 2012
Foto: Divulgação

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Prefeitura de Diadema, leva a exposição itinerante “Pérolas Negras”, do fotógrafo Miro,ao Museu de Arte Popular, no município. Com abertura em4 de dezembro, às 18h,a mostra retrata pessoas comuns, a exemplo de imigrantes angolanos, e artistas afro-brasileiros, como Zózimo Bulbul, Zezé Motta, Haroldo Costa, Luiz Melodia e Milton Gonçalves, e outras personalidades. O encerramento está previsto para o dia 18 de janeiro de 2015. A entrada é gratuita.

Miro é um dos mais importantes fotógrafos de moda e publicidade no Brasil. Composta por 30 retratos, a exposição foi levada pela primeira vez ao público em novembro de 2012, no Museu Afro Brasil.

“Miro foi obsessivo, até encontrar a riqueza cromática, pela qual a obra ganha um tom uníssono, quase musical”, afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil. “Ele buscou também encontrar os personagens anônimos ou conhecidos, com os quais pudesse expressar um sentimento de universalidade, e ainda construiu uma cenografia e os adereços, criou as joias para expressar essa fantasia barroca e expressionista de planos, de transparências e de luzes”, acrescenta.

A exposição integra o “Projeto Itinerâncias”, do Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Serviço:
Exposição “Pérolas Negras”
Abertura: 4/12/2014; às 18h
Período: de 4/12/2014 a 18/1/2015
Local: Museu de Arte Popular/Centro Cultural de Diadema (Rua Graciosa, nº 300, no Centro – Diadema/SP)
Horário: de terça à sexta-feira, das 10h às 18h; sábado das 13h às 18h
Entrada: gratuita