Município de Álvares Machado (SP) sedia mostra temporária do Museu Índia Vanuíre

Postado em: 5 de setembro de 2014 | Exposições

Wauhá - 1964
Foto: Divulgação

Produzida em parceria com o MAE/USP e itinerada pelo SISEM-SP, exposição reúne imagens do cotidiano de crianças feitas pelo etnógrafo e fotógrafo Harald Schultz

Está em cartaz em Álvares Machado (SP) a exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”. A mostra chega à cidade pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã (SP), e a prefeitura.

Exibida no Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira, a montagem reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros.

Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista até 17 de outubro (sexta-feira), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira está localizado à Rua Presidente Roosevelt, s/nº, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3273-1675 ou no site www.sisemsp.org.br .

Serviço:
Exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”
Período: até 17/10/2014 (sexta-feira)
Local: Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira (Rua Presidente Roosevelt, s/nº, Centro – Álvares Machado/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Informações: (18) 3273-1675 ou no site www.sisemsp.org.br
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo