Mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino” no Museu Pelé, em Santos

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, levou para Santos a exposição itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”, que ficará em cartaz na cidade até 30 de novembro. A mostra faz parte do projeto de mesmo nome, criado pelo museu em 2015, que uniu pesquisa, programação cultural, ações educativas e uma exposição temporária com o objetivo de ampliar a visibilidade da trajetória feminina no esporte mais popular do Brasil.

Hoje, o Museu do Futebol se orgulha de possuir um vasto acervo sobre a modalidade, disponível para consulta na biblioteca em sua sede, no banco de dados online (http://dados.museudofutebol.org.br) e na exposição virtual de mesmo nome do projeto, na plataforma Google Arts&Culture.

A mostra ficará em cartaz no Museu Pelé, equipamento que ocupa a área dos antigos Casarões do Valongo, construídos na segunda metade do século 19 – os imóveis foram abalados por dois incêndios e reconstruídos a partir de 2010. Inaugurado em 2014, o museu já recebeu mais de 200 mil visitantes e está situado no centro histórico de Santos, no litoral de São Paulo.

“Composta por 11 painéis e três vídeos com roteiro de Marcelo Duarte e narração de Claudete Troiano, a mostra foi feita especialmente para viajar para outras localidades e colaborar, assim, para tornar mais conhecida a participação feminina no futebol”, afirma Daniela Alfonsi, diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.

Dentre os conteúdos abordados, a mostra conta que o futebol feminino foi relegado ao esquecimento, a ponto de haver o silêncio na mídia e o desconhecimento de que a prática da modalidade feminina chegou a ser proibida às mulheres por 39 anos, de 1941 a 1979. Além disso, leva à reflexão de que a modalidade, sem investimento por parte de clubes e federações e sem a memória afetiva da população, ficou relegada a uma prática para homens.

A itinerância resulta de ação com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para a difusão de acervos e ampliação do acesso à cultura.

A exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura gestora das atividades do Museu do Futebol, e conta com o apoio do SISEM-SP, CEME, Guerreiras Project, e apoio local do Museu Pelé, do Santos Futebol Clube e da Prefeitura de Santos.

SERVIÇO

Mostra itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”
Museu Pelé, em Santos (SP)
Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, Centro Histórico – Santos (SP)
Dias e horários de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita.

Fonte: Secretaria da Cultura do Estado