Mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino” do Museu do Futebol chega a Guararema em março

Postado em: 6 de março de 2017 | Exposições

De 07/03 a 30/04, painéis e vídeos com conteúdo da exposição original poderão ser conferidos pelo público na Estação Literária, com entrada gratuita

 

Em 2015 o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, concebeu e realizou o projeto “Visibilidade para o Futebol Feminino”, que uniu pesquisa, programação cultural, ações educativas e uma exposição temporária com o objetivo de ampliar a visibilidade da trajetória feminina no esporte mais popular do Brasil.

Hoje, o Museu se orgulha de possuir um vasto acervo sobre a modalidade, disponível para consulta na biblioteca em sua sede, no banco de dados online (http://dados.museudofutebol.org.br) e na exposição virtual de mesmo nome do projeto, no Google Cultural Institute.

“Outro desdobramento do projeto Visibilidade para o Futebol Feminino é a mostra itinerante que chega agora a Guararema, composta por 11 painéis da exposição original, feita especialmente para viajar para outras localidades e colaborar, assim, para tornar mais conhecida a participação feminina no futebol”, afirma Daniela Alfonsi, Diretora do Museu do Futebol.

Integra a mostra três vídeos com roteiro de Marcelo Duarte e narração de Claudete Troiano. A mostra conta que o futebol feminino foi relegado ao esquecimento, ao ponto de haver o silêncio na mídia e o desconhecimento do fato de que a prática desse esporte foi proibida às mulheres por 39 anos, de 1941 a 1979, durante o Estado Novo. Além disso, leva à reflexão de que a modalidade, sem investimento por parte de clubes e federações e sem a memória afetiva da população, ficou relegada à uma prática para homens.

A itinerância resulta de uma ação do SISEM, Sistema Estadual de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para a difusão de acervos e ampliação do acesso à cultura.  Já esteve exposta no Clube Ipê, de 15 a 19 de dezembro de 2015, e também no Museu do Mineirão, em Belo Horizonte, que está em cartaz desde 08 de setembro de 2016 e ficará até final de maio deste ano. Ainda em 2017, passará pelo Museu Histórico de Sorocaba, de 09 de maio até final de junho.

A exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura gestora das atividades do Museu do Futebol, e conta com o apoio do SISEM, CEME, Guerreiras Project, e apoio local da Estação Literária e da Prefeitura Municipal de Guararema.

 

SERVIÇO

Exposição Itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”
De 07/03 a 30/04/2017
Estação Literária Profa. Maria de Lourdes Évora Camargo
Pça Cel. Brasilio da Fonseca 35 Guararema/SP
Tel: (11) 4693-8000
Horários: terça, quinta e sexta, 9h às 20h / quarta, 9h às 22h / sábado e feriados, 10h às 18h / Fechado aos domingos e segundas-feiras.
Entrada gratuita.

Fonte: Assessoria de imprensa | Museu do Futebol
Imagem: divulgação
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo