Mostra “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’” chega a Piracicaba

Postado em: 14 de abril de 2016 | Exposições

Itinerada pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, a exposição será aberta em 16 de abril, no Museu Prudente de Moraes

Piracicaba (SP) recebe a partir de 16 de abril (sábado), no Museu Prudente de Moraes, a exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’”. Com curadoria do museólogo Rodrigo Luiz dos Santos e da historiadora Renata Gava, a mostra chega à cidade por meio da parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Prefeitura Municipal.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a verdadeira identidade e o repertório caipira, valorizando a tradição local e preservando a memória cultural. A expografia foi concebida fazendo uma alusão a estruturas de portas, portões e porteiras de madeira rústica como suportes expositivos. Será utilizado artesanato local, gaiolas, símbolos referenciais do interior paulista, todavia, com uma leitura contemporânea.

A proposta da interação com o público é possibilitar a rememoração afetiva e evidenciar peculiaridades da identidade caipira por meio de seu modo de falar, costumes, música, artes, culinária e religiosidade, tão presentes nas lembranças e no cotidiano. A itinerância mostra o caipira como sinônimo de um modo de vida que tem como base a subsistência, simplicidade e caráter de solidariedade entre os demais. No espaço expositivo também estão previstos músicas caipiras e sonorização ambiente para a extroversão artística de cada visitante.

Para os curadores, a mostra atende ao anseio de fortalecer o espaço que a recebe e foi pensada de uma forma interativa em que, além dos painéis e objetos fixos da exposição, o Museu possa compor com objetos de seu acervo que remeta a temática da mostra. 

Com entrada gratuita, a montagem fica em cartaz até 22 de maio, terça a sexta, 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, 12h às 16h. O Museu Prudente de Moraes está localizado à Rua Santo Antonio, nº 641. Outras informações pelo telefone (19) 3422-3069.

Porta porteira portaaaao ok

Serviço: 
Período: de 16/4 a 22/5/2016
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641 – Piracicaba/SP)
Horário: de terça a sexta, 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, 12h às 16h
Informações: (19) 3422-3069
Entrada: gratuita

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo