Mostra itinerante ‘SER Imigrante: o mesmo e o outro’ chega a Santa Bárbara d´Oeste

Postado em: 3 de novembro de 2014 | Exposições

SER imigrante
Foto: Divulgação

Em cartaz a partir de 24 de outubro (sexta-feira), a exposição “SER Imigrante: o mesmo e o outro” propõe ao visitante a experiência de ser um estrangeiro eenfrentar trâmites burocráticos ao entrar no país e entender o processo de deslocamento pela perspectiva da lei e os significados das palavras. Realizada pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), a mostra será exibida em Santa Bárbara d´Oeste e estimula uma reflexão sobre o conjunto de condições que determinam a aceitação ou não de quem migra para o Brasil, em caráter temporário ou permanente.

Portando um passaporte fictício, o público – ao percorrer os quatro momentos da exposição – encontra guichês que representam órgãos oficiais e, para conseguir os vistos e licenças necessários para a entrada e permanência em território nacional, acaba se deparandocom formulários e etapas de aprovação. Ainda, por meio de imagens, notícias de jornais e trechos de legislação, a exposição aborda o que é ser classificado como imigrante, retratando também as transformações ao longo do tempo da imagem desse estrangeiro que se estabelece em novo território, de como ele é visto e tratado.

Ser imigrante é, por muitas vezes, estar em uma situação de grande vulnerabilidade, como enfrentar processos burocráticos, ter dificuldade de entender a língua do novo país, desconhecer procedimentos legais e direitos.

“A exposição trata de um tema central para o Museu da Imigração: a experiência do homem em movimento, em busca de algo melhor, e de como ela é qualificada em contextos históricos diversos pelo instrumento da lei. Os percursos burocráticos dessa experiência são reflexos dessa classificação dada pelo outro, que impactam fortemente na vida de imigrantes de ontem e hoje”, explica Marília Bonas, diretora executiva do Museu da Imigração.

A mostra fica em cartaz até 17 de dezembro (quarta-feira), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Centro de Documentação Histórica Fundação Romi (Cedoc), que está localizado à Avenida João Ometto, n° 118. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.sisemsp.org.br.

Serviço
Período: de 24/10 a 17/12/2014
Horário: de segunda a sexta-feira das 7h às 16h
Local: Centro de Documentação Histórica Romi Fundação Romi – Cedoc (Avenida João Ometto, n° 118 – Santa Bárbara d´Oeste/SP)
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo