Lançamento trilíngue do livro digital Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus

Para oficializar o lançamento internacional do livro digital “Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus”, disponível em espanhol, inglês e português, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Fórum Permanente, a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realizaram uma mesa de debate on-line em 27 de setembro, com transmissão pelo canal do IEA-USP no Youtube e no site do Fórum Permanente.

Mediado por Ana Letícia Fialho (assessora de Museus e Acervos da Reitoria da USP) e Angelica Fabbri (diretora-executiva da ACAM Portinari), o debate teve como ponto central o livro e seus mais de cinquenta textos entre críticas e depoimentos acerca da política cultural que representa o Encontro Paulista de Museus (EPM). 

Para compor a mesa foram convidados profissionais de diferentes países e estados da federação para que expusessem suas impressões sobre a obra e como a relacionam com suas vivências, conhecimentos e experiências na área da museologia em seus respectivos estados e países. O livro digital está disponível para download no site do SISEM-SP e do Fórum Permanente. 

Lançamento em português

A versão em português da obra foi lançada em uma live no dia 07 de julho, no Youtube do SISEM-SP, que abordou questões relacionadas a conceitos, políticas, redes, ações, público e memória dentro do contexto do EPM, considerado o maior evento do setor museal paulista.

O bate-papo teve a participação do responsável pelo projeto gráfico da obra, Arthur Lauriano do Carmo, de Martin Grossmann e Diogo de Moraes Silva, que compõem, juntamente com Diego de Kerchove, a equipe do Fórum Permanente responsável pela organização editorial, de Angelica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari, de Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP) e de Luiz Palma (GTC/SISEM-SP). O vídeo da live está disponível aqui.

EPM

O Encontro Paulista de Museus (EPM) teve sua primeira edição em 2009 e foi realizado anualmente, com o intuito de colocar em prática as metas do SISEM-SP de divulgação e compartilhamento de informações entre os quase 500 museus que compõem a rede museal do estado. Todas as atividades propostas no evento permitiram a troca de conhecimento e a constituição de uma base sólida de ferramentas para a profissionalização dos museus e suas equipes.

O e-book proposto pelo Fórum Permanente ao SISEM-SP e ACAM Portinari, no início de 2018, traz textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública voltada aos museus do Estado. A obra conta também com uma seleção de relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos gerados por cada EPM, entre outros materiais inéditos.

Fonte: SISEM-SP e Fórum Permanente