Lançado o guia com protocolos de reabertura do setor cultural privado de São Paulo

Postado em: 20 de agosto de 2020 | Destaques

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lançou um guia que tem como tem como base os protocolos que foram desenhados para os equipamentos públicos de cultura do município de São Paulo, para que sirva de orientação para a retomada de atividades do setor cultural privado e desenvolvimento de seus protocolos sanitários frente à pandemia de Covid-19.

Continuam abertas as inscrições para avaliação de protocolos. Os processos já inscritos estão em andamento e avaliação. Em ambos os casos, mesmo após validados os protocolos, os espaços só poderão ser reabertos quando autorizados, e sua liberação acontecerá quando a cidade de São Paulo entrar na fase 4 (verde) do Plano São Paulo, definido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Uma vez que a Vigilância Sanitária do Município só autoriza a retomada cultural na fase verde, o setor cultural não passou por algumas etapas que são consideradas importantes, cujos indicativos estavam na fase amarela. A pasta sugere que o setor realize uma reabertura escalonada dos espaços de maneira paulatina, iniciando com 40% de teto de ocupação, com a devida previsão de ampliação para 60% de ocupação após 28 dias.

O processo de validação dos protocolos para a retomada do setor cultural é realizado em conjunto por diversas secretarias da Prefeitura Municipal de São Paulo. Os protocolos são recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). A Secretaria Municipal de Cultura (SMC)  tem como função orientar e auxiliar o setor cultural em suas especificidades. A validação dos protocolos sanitários é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde( SMS) por meio da COVISA. A Secretaria da Casa Civil oficializa o processo de validação.

Os protocolos devem ser submetidos à SMDET, para isso, basta clicar aqui.  

Como cada espaço privado tem suas demandas e especificidades, a SMC coloca-se à disposição para escutas, sugestões e indicações no período de retomada das atividades do setor pelo email: protocoloscultura.smc@gmail.com. Para demandas do setor audiovisual, acesse: presidencia@spcine.com.br.

Para ter acesso ao guia, basta clicar no botão e fazer o download do arquivo.

Download “Orientações da Secretaria Municipal de Cultura ao Setor Privado (processo de retomada)”

Orientacoes-da-Secretaria-Municipal-de-Cultura-ao-Setor-Privado.pdf – Baixado 432 vezes – 3,59 MB

Plano São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo tem uma estratégia para retomar com segurança a economia estadual durante a pandemia do coronavírus. Para conhecer o Plano SP, entender os critérios e suas fases, bem como acompanhar como está a sua região, clique aqui

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo