Japan House traz palestra ICOM Kyoto 2019: a participação brasileira e os debates sobre a nova definição de museu

Postado em: 11 de outubro de 2019 | Destaques

Para repercutir a Conferência Geral do ICOM 2019 (Conselho Internacional de Museus), que aconteceu em Kyoto, no Japão, em setembro, a Japan House São Paulo e o ICOM Brasil promovem no dia 15 de outubro, às 18h, um evento com membros do comitê do ICOM Brasil, que trarão um panorama geral sobre o encontro. Aberta e gratuita, a palestra “ICOM Kyoto 2019: a participação brasileira e os debates sobre a nova definição de museu”, contará com Renata Vieira da Motta (Presidente ICOM Brasil); Carlos Roberto Ferreira Brandão (Membro do Comitê Executivo do ICOM); Mila Chiovatto (Presidente do CECA 2016-2019) e Bruno Brulon (Presidente do ICOFOM 2019-2022).

Na ocasião, os quatros palestrantes compartilharão as principais questões levantadas em Kyoto, na Conferência Geral que teve como tema central “Museus como Hubs Culturais: o Futuro da Tradição”, seguido de uma conversa com outros membros da delegação brasileira e o público presente. Este evento dá continuidade a uma ação realizada em fevereiro de 2019, quando a Japan House São Paulo e o ICOM Brasil promoveram sessões de palestras sobre os museus japoneses na atualidade e a Conferência Geral do ICOM.

Para Renata, será um encontro para que a delegação brasileira que esteve em Kyoto apresente um pouco os trabalhos realizados com foco principal na questão dos debates em torno da definição de museu. De acordo com ela, a definição de museu é proposta pelo ICOM internacionalmente e, nesse momento, “o que se discute é uma atualização bastante grande em termos de paradigma dessa definição e que, portanto, gerou muitos debates favoráveis e contra durante a conferência, em que ficou definida a prorrogação dos debates sobre o assunto, ou seja, os debates em torno da nova definição de museu continuarão no decorrer dos próximos meses até a assembleia geral do ICOM, que acontece anualmente, em Paris, no mês de junho”. A presidente do ICOM Brasil explique que agora, os comitês nacionais têm a tarefa de fazer a discussão em cada um dos seus países de forma a trazer essas diferentes visões que, depois, serão consolidadas no debate final para essa nova proposição. “A ideia é que no dia 15, na Japan House, possamos apresentar um pouco das premissas dessa nova definição, que procura trazer aspectos de atualização dos museus no mundo contemporâneo e propor um pouco uma metodologia e debates no Brasil”, afirma Renata.

O ICOM é uma organização criada em 1946 que reúne profissionais de museus de todo o mundo, estruturada em comitês nacionais e temáticos. Promove, entre outras iniciativas, uma Conferência Geral a cada três anos, para a discussão de temas de interesse global, visando o aprimoramento da atuação dos museus.

SERVIÇO

Palestra “ICOM Kyoto 2019: a participação brasileira e os debates sobre a nova definição de museu”
Quando
: 15 de outubro, às 18h
Local: JAPAN HOUSE São Paulo (Avenida Paulista, 52)
Entrada gratuita
Senhas disponíveis na recepção uma hora antes da palestra

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo