Inscrições para Workshop Laudo Técnico de Estado de Conservação de Pintura vão até 16 de setembro

Estão abertas as inscrições para o “Workshop Laudo Técnico de Estado de Conservação de Pintura”, que será realizado dia 19 de setembro, das 10h às 17h30, na Pinacoteca de São Paulo. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever até as 12h do dia 16 de setembro, por meio da plataforma ADA, no site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), no link https://cem.sisemsp.org.br.

A plataforma é a mesma do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e de outras oficinas e atividades do SISEM-SP. Saiba mais sobre o sistema de inscrição: https://sisemsp.org.br/conheca-o-novo-sistema-de-inscricao-para-as-atividades-do-sisem-sp/. A seleção dos candidatos será feita levando-se em consideração o currículo de cada inscrito, com prioridade aos profissionais ligados a museus cadastrados no CEM-SP.

Oferecido pelo SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, o workshop disponibiliza 30 vagas com participação gratuita.

Realizado pelo Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca, o objetivo do evento é apresentar conhecimento básico de avaliação de estado de conservação de pintura, considerando todos os tipos de suporte.

Programa:

1. Apresentação de imagens das obras do museu e os principais tópicos a serem observados numa pintura. A utilização e a importância de um laudo de estado de conservação bem elaborado. O Laudo de Estado de Conservação como documento da instituição em exposições temporárias e exposições de longa duração.

2. Noções de Conservação Preventiva envolvendo: o ambiente e as condições em que as obras se encontram; monitoramento da temperatura e umidade relativa; monitoramento da iluminação; a higienização dos espaços; o controle de pragas; as condições de armazenagem em reservas técnicas; o acompanhamento de embalagens e transportes; verificar as condições de exposição das obras nos espaços expositivos do museu em exposição de longa duração e exposições temporárias; checar as obras para empréstimos para outras instituições.

3. Laudos técnico de estado de conservação: análise de pinturas com diferentes suportes e problemáticas; chassi – fixo e de encaixe; verso de tela, de pintura em madeira ou cartão; análise da camada pictórica e presença dos danos mais comuns; análise de vernizes e suas irregularidades e molduras – Encaixes, perdas, fixação das obras.

Preenchimento de laudos de estado da conservação de pinturas sob a orientação dos restauradores do museu.

Vale ressaltar que o workshop não tem o intuito de formar laudistas para que atuem no mercado.

SERVIÇO

Workshop Laudo Técnico de Estado de Conservação de Pintura

Inscrições: até 12h do dia 16 de setembro, pelo link https://cem.sisemsp.org.br

Data: 19 de setembro, das 10h às 17h30

Endereço: Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo – SP

Gratuito

Fonte: SISEM-SP