Inscrições para a palestra Rede de Museus-Casas Literários como espaço para a participação e a inclusão social

Postado em: 30 de novembro de 2020 | Destaques

Atividade é realizada pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – Casa das Rosas – em parceria com o SISEM-SP

Estão abertas as inscrições para a palestra “Rede de Museus-Casas Literários como espaço para a participação e a inclusão social”, que será realizada no dia 8 de dezembro, às 19h. Ministrada por Ivanei da Silva, a atividade gratuita será transmitida via plataforma Google Hangouts Meet. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de dezembro pelo link https://cem.sisemsp.org.br/. Para se inscrever, é preciso estar logado no site, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário clicando aqui.

Tendo como base a temática literária, os museus da Rede de Museus-Casas Literários abrem suas programações para manifestações culturais que combatem e denunciam a exclusão, seja ela por classe social, educação, idade, deficiência, gênero, origem. Essas ações são realizadas em conjunto ou separadamente de cada um dos museus integrantes: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Museus são células fundamentais para a prática que visam a inclusão e a igualdade social e, além das necessárias adaptações físicas de suas instalações, devem refletir isso também em sua programação cultural.  Neste sentido, será apresentado um panorama das ações realizadas nos últimos anos nos museus da Rede.

Para a elaboração dessas ações, torna-se fundamental a abertura de canal de comunicação com instituições ou grupos representativos do interesse social e, voltadas à conscientização, extroversão e afirmação de grupos minoritários.  Parcerias também realizadas com instituição dedicada à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, e grupos artísticos das periferias da cidade de São Paulo. Destacam-se o caráter de continuidade na realização de algumas dessas ações.  Serão apresentados o desempenho dos museus no período de pandemia, que expandiu suas ações em atividades para uma programação on-line e também projetos futuros.

Será apresentada a palestra do “VI Encontro Nacional de Museus-Casas, realizado no Museu Arocena, Torreón, Coahuila, México, entre os dias 11 e 12 de outubro de 2020, com o tema “Museus-Casas para a igualdade, diversidade e inclusão”.  Após a apresentação, o palestrante vai comentar o assunto e responder as perguntas dos participantes. A atividade tem o apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Ivanei da Silva é Museólogo pela UniRio, mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente é museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S. Paulo.

SERVIÇO:

“Rede de Museus-Casas Literários como espaço para a participação e a inclusão social”

08 de dezembro de 2020 | 19h

Por Ivanei da Silva

Inscrições: até 07 de dezembro, pelo link https://cem.sisemsp.org.br/. Para se inscrever, é preciso estar logado no site, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário clicando aqui.

Transmissão: via plataforma Google Hangouts Meet. 

Os inscritos receberão o link da sala no dia do evento.

Gratuito

Fonte: Casa das Rosas

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo