Inscrição para o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais termina em 23 de outubro

Postado em: 18 de outubro de 2019 | Destaques

Evento promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do SISEM-SP será realizado em Guararema

As inscrições para o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais, que acontece no dia 25 de outubro, às 9h, no Centro de Exposições Luís Carlos, em Guararema, terminam no dia 23. Os interessados devem se inscrever pelo site do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), no link https://cem.sisemsp.org.br/.

Guararema é um exemplo de projeto de preservação da memória e do patrimônio ferroviário no estado, por isso, foi a escolhida para sediar o evento, realizado pelo SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal.

Com programação técnica e direcionada a profissionais da área, o encontro abordará todo o processo de concepção e implantação do projeto do Passeio Turístico e Cultural de Maria Fumaça de Guararema, que consistiu em um amplo trabalho de conservação de patrimônio com a restauração da Estação Central e da Estação de Luis Carlos, a revitalização da Vila de Luis Carlos e toda a infraestrutura adequada para a implantação do Passeio.

Entre outras atividades, serão realizadas duas mesas técnicas.

Às 11h, acontece a mesa técnica “Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário”, que discutirá e questionará como cada órgão governamental se posiciona para apoiar os projetos de preservação. Participarão da mesa Anderson Félix de Sá, da Superintendência de São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Roberto Menezes Ravagnani, do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/SP), Denis Fabrício de Oliveira Selymes, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/SP) e José Antonio Chinelato Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH/SEC).

Às 14h, prossegue o Encontro com a mesa técnica “Patrimônio Ferroviário de Guararema: estratégias e ações práticas de um caso exitoso de Parceria Público/Privado. Musealização do Patrimônio Industrial e os desafios da Economia Criativa para a Cultura e o Turismo”, com a participação de Sandra Regina Olivieri, Assessora Geral de Gabinete da Prefeitura Municipal de Guararema e Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário; Bruno Sanches, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Mario César Vilhena, Especialista de Relações Institucionais da MRS Logística; Luis Antonio Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP) e Luís Fernando Novais, que aborda questões da economia criativa – Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE).

Às 16h, haverá a Plenária coordenada por Luiz Palma, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo. As considerações finais sobre os trabalhos do dia serão conduzidas por  Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP e Sandra Regina Olivieri.

Percurso de trem

Como parte da programação de recepção do evento, está previsto o percurso de sete quilômetros de trem da Estação Central de Guararema para a Estação Luis Carlos, mediante adesão dos participantes no ato da inscrição. O participante poderá optar também por comparecer diretamente ao local do Encontro, no Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”, localizado em Luis Carlos, com recepção organizada a partir das 9h, lembrando que o evento terá início às 10h.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Inscrições: até 23 de outubro pelo site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/

Data: 25 de outubro de 2019

Horário: das 9h às 18h

Local: Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros” (Estr. Municipal Argemiro de Souza Melo, s/nº, Luis Carlos, Guararema)

Informações: www.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo