Inscrição para a palestra A importância do restauro e o acondicionamento na integridade de uma obra bibliográfica

Postado em: 20 de setembro de 2021 | Destaques

Últimos dias de inscrição para a palestra A importância do restauro e o acondicionamento na integridade de uma obra bibliográfica, que será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, das 16h às 17h30, pela Casa Guilherme de Almeida.

A palestra, realizada em duas partes, tem por objetivo mostrar como o restauro e o acondicionamento interferem na integridade da obra. Muitas vezes as interferências que tem objetivo “curativo” numa obra que se encontra com algumas avarias (capa solta, falta de lombada, rasgos etc.) acabam por danificar ainda mais essa obra, seja por materiais ou técnicas inadequadas, seja pelo uso incorreto dos materiais de qualidade arquivística.

Na segunda parte da palestra serão apresentados exemplos de acondicionamentos e que quando são usados de forma inadequada também contribuem para danificar ainda mais essa obra.

O evento está incluído nas Semana Cultural Gustavo Teixeira.  Atividade realizada em parceria entre a Casa Guilherme de Almeida, o Museu Gustavo Teixeira e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom e as inscrições pelo site do Museu Casa Guilherme de Almeida.

Marlene Laky é jornalista (PUC-CAMP) e formada em conservação e restauro de acervos em papel pelo SENAI- SP. É Técnica em Preservação de Livros do Museu Casa Guilherme de Almeida, onde também ministra oficinas de pequenos reparos de livros. Já participou de projetos na área de conservação no IEB-USP, ministrou palestras e oficinas em vários museus da capital e interior paulistas. É autora dos livros Mejias, lembrança de todos nós e Poemas sem conservantes.

SERVIÇO

Palestra A importância do restauro e o acondicionamento na integridade de uma obra bibliográfica

Data: dias 21 e 22 de setembro de 2021, das 16h às 17h30

Público alvo: interessados em geral.

Formato Virtual – Plataforma Zoom

Os inscritos receberão o link por e-mail.

Número de vagas: 100

Carga Horária: 3 horas

Os participantes, com 100% de participação, poderão solicitar certificados.

Fonte: Casa Guilherme de Almeida

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo