Imagens restauradas de N. S. da Conceição ganham mostra no MHP Rodrigues Alves

Postado em: 8 de agosto de 2018 | Destaques

Evento marca ainda a entrega de plano de ação educativa e de relatório de conferência de acervo da instituição

O Museu Histórico e Pedagógico (MHP) Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá, abre dia 9 de agosto, às 19h30, a exposição “Nossa Senhora da Conceição – Obras restauradas”. A mostra é resultado de parceria da instituição com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, e ACAM Portinari.

Duas imagens de Nossa Senhora da Conceição serão expostas. Ambas já faziam parte do acervo do MHP e foram restauradas pela equipe do Museu de Arte Sacra de São Paulo – com técnicas apropriadas de mínima intervenção. A relação de Guaratinguetá e região com Nossa Senhora também será assunto da abertura. As obras ficam à disposição do público até 6 de setembro e, após esse período, passam a compor a reserva técnica do museu.

A noite conta ainda com a entrega do Plano de Implantação do Núcleo de Ação Educativa, elaborado pelo SISEM-SP com participação da equipe do MHP Conselheiro Rodrigues Alves e outras instituições. O Plano é resultado da Assessoria Técnica e Capacitação (Asteca) voltada especificamente sobre o assunto, realizada no museu em setembro do ano passado.

Outra ação será a entrega formal do Relatório de Conferência do Acervo da instituição, iniciado no começo de 2017 e finalizado um ano depois. Todo processo envolveu a atualização do inventário geral do museu e a readequação da área de guarda do acervo – com aquisição e reorganização de mobiliário; higienização; além de embalagem, identificação e fotografias de registro das peças.

Tais ações fazem parte de programa de requalificação do MHP Conselheiro Rodrigues Alves iniciado em 2015 – e que culminou com a assinatura do protocolo de parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado e Prefeitura de Guaratinguetá, em julho de 2017, resultando na reabertura do museu ao público.

“A reabertura do museu à visitação pública devolveu ao usufruto da população de Guaratinguetá e região um patrimônio cultural e histórico de relevância nacional. Desde então, várias ações estão sendo realizadas, com apoio do SISEM-SP, para fortalecer e fomentar a articulação do museu com outras instituições, com pesquisadores, universidades e também com a comunidade local”, afirma o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Além do Conselheiro

Para a secretária de Cultura de Guaratinguetá, Aline Damásio, o Plano de Implantação do Núcleo de Ação Educativa amplia o caráter do museu. “Os museus, além de ferramentas de registro, precisam ser mais contemporâneos e encontrar meios para compor a vida das pessoas. As Ações Educativas fazem este link não só com o tema principal do museu, mas também com todo cenário e momento histórico em que viveu o Conselheiro Rodrigues Alves.”

Segundo ela, as imagens fazem a ponte com a ‘cara’ anterior do museu. “Hoje, mudamos de proposta, não nos limitamos a retratar a casa do Conselheiro – e a entrega do Relatório de Conferência do Acervo, além de prestar contas à população, também esclarece sobre a nova linguagem escolhida para a instituição”, afirma Aline.

Instalado na casa que pertenceu ao então Conselheiro Rodrigues Alves, o acervo é composto por documentos, mobiliários, livros, peças comemorativas e objetos representativos da história local. O imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

SERVIÇO

. Exposição “Nossa Senhora da Conceição – Obras restauradas”
. Entrega do Plano de Implantação do Núcleo de Ação Educativa
. Entrega do Relatório de Conferência do Acervo

Onde: Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves
Endereço: Rua Dr. Morais Filho, 41 – Centro Histórico – Guaratinguetá / SP
Abertura da exposição: 9 de agosto, às 19h30; término: 6 de setembro
Informações: (12) 3122-4058

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo