ICOM realiza webinar Preparação para a reabertura de museus: as consequências de uma pandemia

Postado em: 22 de junho de 2020 | Destaques

Uma pesquisa recente do ICOM estima que 95% dos museus em todo o mundo foram fechados por um longo período de tempo nos últimos meses.

Enquanto o impacto econômico e social direto da pandemia no setor cultural ainda está sendo analisado, é essencial que as instituições culturais lidem adequadamente com essa fase de reabertura gradual. Com base em seu papel social decisivo, os museus devem receber apoio adequado durante o processo de recuperação que ocorrerá nos próximos meses e anos.

Em 24 de junho, das 15h às 16h15 (horário de verão da Europa), o webinar do ICOM “Preparando a reabertura de museus: o resultado de uma pandemia” abrirá um debate entre todos os participantes para fazer um balanço do que aconteceu durante esses longos meses de confinamento, avaliando também esses projetos inovadores que foram úteis para o futuro.

Após um discurso introdutório do diretor geral do ICOM, Dr. Peter Keller, o webinar reunirá quatro especialistas em museus internacionais, coordenados por Vinod Daniel, moderador do debate. A discussão avaliará o impacto global da atual pandemia nas instituições culturais – com suas consequências de curto e longo prazo nos museus – e se concentrará nas ações delicadas a serem tomadas durante a próxima fase de reabertura. Com base em sua vasta experiência profissional, os participantes fornecerão ao público exemplos de iniciativas de museus que se mostraram eficazes no contexto atual.

Para acessar a transmissão, clique  neste link

Participantes

Laishun An. Vice-presidente do ICOM, vice-presidente e secretário-geral da Associação de Museus Chineses e editor-chefe da revista Chinese Museum, An ensina estudos sobre museus e patrimônio em três universidades da China.

Elke Kellner. Jornalista, produtor e curador de rádio e televisão, Kellner se formou em História da Arte e Arqueologia. Ela é CEO do ICOM Austria e membro do Conselho de Administração da Blue Shield Austria e ICOM Europe.

Cristina Lleras. Curador-chefe do Museu de Bogotá, Colômbia, Lleras foi curador de arte e história do Museu Nacional da Colômbia e dirigiu o Departamento de Museologia do Museu da Memória da Colômbia.

Christian Nana Tchuisseu. Diretora do Museu Blackitude e da Galeria de Arte de Deus em Yaoundé, Camarões, Nana Tchuisseu foi recentemente eleita Presidente do ICOM Camarões e Vice-Presidente do Conselho Consultivo do ICOM.

Moderador

Vinod Daniel. Especialista em museus de renome internacional, Daniel é atualmente Presidente do Conselho da AusHeritage (Australian Heritage Industries Network) e membro do Conselho do ICOM.

Introdução

Peter Keller. Nomeado Diretor Geral do ICOM em 2017, Keller era Diretor do Museu da Catedral de Salzburgo (Dommuseum), Áustria, desde 2002. Anteriormente, ele era Tesoureiro do ICOM, Presidente e Secretário do ICOM-DEMHIST e membro do Conselho do ICOM Áustria.

Para mais informações e perguntas, entrar em contato com Elsa Urtizverea, coordenadora de Proteção ao Patrimônio do ICOM, pelo e-mail do elsa.urtizverea@icom.museum.

SERVIÇO

Webinar do ICOM “Preparando a reabertura de museus: o resultado de uma pandemia

Dia: 24 de junho, das 15h às 16h15 (horário de verão da Europa)

O webinar será transmitido ao vivo neste link.

Gratuito

Fonte: ICOM

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo