ICOM Brasil apresenta resultados de pesquisa com profissionais e públicos de museus no EPM2020

No Encontro Paulista de Museus (EPM2020), que acontece de 23 a 27 de novembro, o ICOM Brasil fará duas participações para apresentar o resultado de pesquisa realizada em dois ciclos – um com profissionais e outro com públicos de museus – visando a disponibilizar dados sobre os impactos e as percepções desses segmentos sobre o futuro dos museus, a partir do contexto da pandemia de Covid-19.  O evento é uma realização do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a organização social de cultura ACAM Portinari.

“Em momentos desafiadores, como o enfrentado atualmente por todo o setor museal, informações e evidências são essenciais, instrumentos importantes para a nossa travessia neste momento cheios de incertezas.”, diz Renata Motta, presidente do ICOM Brasil.

No dia 24, das 15h às 16h30, acontecerá o painel “O futuro dos museus começa do lado de dentro”, em que serão apresentadas as premissas e a metodologia da pesquisa, com foco nos resultados do Ciclo 1, que contou com a participação de 1.039 profissionais de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. Com mediação de Luiz Mizukami, (Grupo de Coordenação Técnica do SISEM-SP), a atividade contará com a presença de Renata Motta (ICOM Brasil), Clara Azevedo (Tomara! Educação e Cultura), Beth Ponte (Pesquisadora associada) e Fernanda Castro (Museu Histórico Nacional/IBRAM e REM Brasil), destacando o papel da sociedade civil na implementação das políticas públicas do setor museal e dos profissionais de museus na transformação de seus processos e relações.

O painel “Papel dos públicos no futuro dos museus: uma co-criação necessária” é o segundo do ICOM Brasil no EPM2020 e será realizado no dia 26 de novembro, das 15h às 16h30. Na ocasião, serão apresentadas as premissas e a metodologia da pesquisa, com foco nos resultados do Ciclo 2 com os públicos, que contou com 4.210 respondentes de 412 cidades brasileiras.

Mediado por Maria Cristina Oliveira Bruno (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo), a atividade contará com a participação de Roberta Saraiva Coutinho (ICOM Brasil), Júlia Picchioni (Tomara! Educação e Cultura), Beth Ponte (pesquisadora associada) e William Alfonso López Rosas (Universidade Nacional da Colômbia).

Em sua apresentação, além de comentar os resultados do segundo ciclo da pesquisa, Rosas fará uma análise sobre a importância da ação no cenário museológico contemporâneo e tecerá relações com outros contextos latino-americanos, em especial, o colombiano e mexicano.

O EPM2020 será exibido pelo canal do SISEM-SP no Youtube, com transmissão direta em tempo real, com possibilidade de interação ao vivo. Quem deseja receber o certificado de participação precisa se inscrever gratuitamente até 22 de novembro, no link https://www.sisemsp.org.br/epm/inscricoes/.

Realizado pela primeira vez de forma totalmente virtual, o evento contará com recursos inclusivos como legendagem e tradução na Língua de Sinais (Libras). Após o EPM2020, toda a programação permanecerá no canal do SISEM-SP no YouTube.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus – EPM2020

De 23 a 27 de novembro

Transmissão:  canal do SISEM-SP no Youtube

Fonte: SISEM-SP