I Encontro dos Museus Históricos e Pedagógicos do Vale do Paraíba

De 26 a 28 de maio, será realizado o I Encontro dos Museus Históricos e Pedagógicos do Vale do Paraíba, que propõe difundir e promover a troca de experiências entre os espaços culturais da região, com destaque aos museus com temática histórico-pedagógica em sua história. As inscrições podem ser feitas por formulário virtual clicando aqui.

Os departamentos educativos dos museus e centros culturais exercem papel fundamental ao acesso e fomento à pesquisa a partir do acervo da instituição. As políticas de ampliação de público que privilegiem o protagonismo desse setor na construção de estratégias de mediação entre a história do lugar, dos seus objetos, documentos e obras, tornam as ações educativas dentro e fora desse espaço primordiais.

A região do Vale do Paraíba tem, em sua construção histórica, desde o processo de colonização, as bandeiras em busca de ouro e negros da terra onde é possível identificar instituições que assumiram a responsabilidade de cuidar e salvaguardar a memória da cultura popular e do povo. O recorte histórico considera os primeiros povos nativos, passando pelos períodos do fim do século XIX até os dias atuais.

A partir dessa perspectiva temporal com enfoque nas ações educativas e registros documentais coletados nessas instituições e experiências com centros de memória e pesquisadores da área de educação, o encontro ressaltará a importância da relação e papel desses espaços com a educação, considerando todos os agentes desse processo: pesquisadores, historiadores, curadores, professores, alunos, artistas e pessoais portadores dessas memórias.

Toda a programação acontecerá no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Programação

26 de maio

19h – Abertura: A influência do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina na construção social do Vale do Paraíba.

Rachel Abdala, Mestre (2003) e Doutora (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo e Université Paris Descartes (2022). Docente do Curso de História da Universidade de Taubaté. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) da Universidade de São Paulo.

Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté. Coordenadora-adjunta e docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Coordena os Projetos de Extensão Universitária: Educação Patrimonial, Solar do Café, A cultura que vale: conhecendo e preservando a história, a memória e o patrimônio do vale do Paraíba.

 Desenvolve projetos em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Pesquisadora-Assistente no Projeto Temático FAPESP: “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)”.

27 de maio

17h – Workshop Conservação Preventiva para Acervos Museológicos

O workshop abordará informações gerais de conservação preventiva para diversos suportes, tais como vidro, madeira, tecido, papel, entre outros, orientando os profissionais na formulação de estratégias que minimizem as ações dos agentes de degradação, de acordo com o contexto e tipo de material de cada acervo preservado no museu.

19h30 – Palestra Educação em museus: entre conceitos e práticas

A palestra propõe uma reflexão sobre os conceitos e metodologias que perpassam os campos da educação, da história e do patrimônio. Para isso, em perspectiva macro, haverá uma discussão sobre as noções de “educação patrimonial”, “educação para o patrimônio” e “educação museal”.

Segundo a palestrante, a compreensão desse campo conceitual e das ações realizadas exige uma atenção especial ao contexto mais amplo de mudanças educacionais, às políticas de preservação do patrimônio histórico/cultural e ao modo como tais elementos são apropriados pelos sujeitos envolvidos nas atividades educativas realizadas em museus, considerando a singularidade de suas trajetórias e das próprias instituições.

Os objetivos, sobretudo, relacionam-se à defesa do patrimônio e da preservação de registros do passado – a garantia de acesso e sua democratização, entendidos como direito social, ligado às lutas identitárias e às distintas possibilidades de compreensão dos tempos pretéritos em seus engajamentos com os tempos presentes. E à defesa de uma educação em museus capaz de promover esses ideais.

Palestrante: Patrícia Cruz é Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), onde pesquisa educação e patrimônio cultural. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação – NIEPHE da Faculdade de Educação da USP.

Possui experiências profissionais, principalmente, nas áreas de educação patrimonial, gestão de museus, gestão documental e ações de salvaguarda e preservação do patrimônio. Atuou no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, no Museu e Espaço da Colônia Francesa, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, entre outras instituições culturais. Atualmente, está à frente da Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy.

28 de maio

9h – Palestra: O Centro de Memória do IFSP como espaço de produção e difusão do conhecimento em Educação Profissional e Tecnológica

Esta discussão terá por objetivo apresentar um relato de experiência do Centro de memória do IFSP “Professor Benedito Ananias da Silva”, assim como as ações realizadas pela instituição que visam a promoção e a preservação da memória educacional e do patrimônio educativo.

Palestrantes:

Fernanda Ferreira Boschini, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, servidora técnico-administrativa do IFSP. Atualmente, é líder do Núcleo de Pesquisa em História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica (NUPHMEPT).

Fabia Dalla Nora, Arquivista no IFSP. Especialista em Gestão Eletrônica de Documentos. Atuou como Arquivista no IF Sertão Pernambucano e na Força Aérea Brasileira – FAB.

13h30 – Palestra: Mediação obra e público: o educador como articulador do processo

Os museus e centros culturais se configuram como espaço de fruição entre obra-artista-público, requerendo a mediação de educador(a) no processo de acolhimento, sensibilização e comunicação. Essa conversa propõe a ampliação do conceito de mediação em exposições na educação não formal a partir da experiência como educador do palestrante.

Palestrante: Fábio Silva, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, atua como professor do ensino técnico e superior em instituições públicas e privadas. Colabora na produção de materiais educativos, atuando na formação de professores da educação básica e na educação não formal de museus e centros culturais na cidade de São Paulo desde 2006.

15h – Mesa de Discussões – Museus e alunos inscritos com Medição Matheus Baltazar.

Resumo: Apresentação de projetos inscritos por alunos e instituições da região.

SERVIÇO

I Encontro dos Museus Históricos e Pedagógicos do Vale do Paraíba

Data: de 26 a 28 de maio

Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina – Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 260, Jardim Boa Vista, Pindamonhangaba (SP)

Participação gratuita

Inscrições: por meio de formulário virtual clicando aqui

Fonte: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina