Franca recebe exposição sobre “Belle Époque” em São Paulo

Postado em: 22 de janeiro de 2018 | Destaques

A Associação Paulo Duarte (APD) parabeniza a cidade de São Paulo, em seus 464 anos, e presenteia Franca com a exposição fotográfica “Belle Époque na Garoa – São Paulo entre a tradição e a modernidade”, produzida pela Fundação Energia e Saneamento. A abertura ocorre dia 25 de janeiro, às 20h, no Museu Casa de Cariolato, com entrada gratuita.

A exposição retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. A mostra exibe imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Marcia Camargos.

Alguns dos painéis destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924. Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

Além da exposição, o evento de abertura conta com a roda de conversa “Belle Époque Caipira da Alta Mogiana”, realizada pelos professores Mildred Gonçalves e Pedro Tosi, da Unesp de Franca.

A mostra fica em cartaz até dia 25 de fevereiro – e conta com realização da Região Administrativa de Franca do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

SERVIÇO
Exposição “Belle Époque na Garoa – São Paulo entre a tradição e a modernidade”
Onde: Museu Casa de Cariolato
Endereço: Rua Campos Sales, 2210, Centro, Franca – SP
Quando: de 25 de janeiro a 25 de fevereiro, das 8h às 16h
Informações e agendamento: (16) 3711-9569

ABERTURA
Quinta-feira, 25/01/2018, às 20 horas
Roda de Conversa: “Belle Époque Caipira da Alta Mogiana”
Facilitadores: Prof. Pedro G. Tosi – História (UNESP/Franca)
e Profa. Mildred R. Gonçalves – História (Unesp/Franca e APD)
ENTRADA GRATUITA

Fonte: SISEM-SP RA Franca

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo