Fique por dentro da programação de Maio/2016 do SISEM-SP

Postado em: 2 de maio de 2016 | Notícias

EXPOSIÇÕES

– Estreias

“Memórias Afetivas e a Cultura do Café” – Região de Rio Preto

Período: de 2 a 27/5/2016

Em 2 de maio, São José do Rio Preto recebe a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”.
São no total 17 painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo. A exposição tem como objetivo preservar a memória por meio de um diálogo visual entre a memória afetiva e a paisagem natural.

Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão (Rua Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – térreo, no Centro – São José do Rio Preto/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h as 17h30
Informações: (17) 3202-2313
Entrada: gratuita

“Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang” – Araçatuba

Período:  de 16/5 a 3/6/2016

A partir de 16 de maio, Araçatuba recebe a exposição “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”. Em exibição no Museu Histórico e Pedagógico – Marechal Cândido Rondon, a mostra é realizada pelo SISEM-SP e o Catavento Cultural e Educacional, em parceria com a Prefeitura. A itinerância leva o visitante a explorar o Universo em uma viagem pela história da Terra como a conhecemos ao Big Bang, por meio de 20 painéis fotográficos.

Local: Museu Histórico e Pedagógico – Marechal Cândido Rondon (Rua 15 de novembro, 247, Centro – Araçatuba/SP)
Horário: segunda-feira, das 14 as 17h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (18) 3625-3392
Entrada: gratuita

“Mais um Corre” – São Carlos

Período: de 20/5 a 29/6/2016

O SISEM-SP e a ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, realiza a exposição “Mais um Corre”. A mostra consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua na cidade. São instalações com materiais diversos (madeira, gesso, fios, metal, tecido e papel), esculturas, vídeo e áudio instalação, acervo fotográfico e interação com público, divididos em cinco temas: Histórias de Vida, as Identidades, as Trajetórias, as Memórias e as Redes.

Local: Museu da Ciência Professor Mario Tolentino (Praça Cel Sales, s/n – São Carlos/SP)
Horário: terça a sexta, das 8h as 17h30
Informações: (16) 3307-6903
Entrada: gratuita

 

“Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr'” – Indaiatuba

Período: de 28/5 a 3/7/2016

A partir de 28 de maio, Indaiatuba (SP) recebe a exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’”. Com curadoria do museólogo Rodrigo Luiz dos Santos e da historiadora Renata Gava, a mostra chega à cidade por meio da parceria entre o SISEM-SP e ACAM Portinari, e a Prefeitura Municipal. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a verdadeira identidade e o repertório caipira, valorizando a tradição local e preservando a memória cultural.

Local: Museu Casarão Pau Preto – Fundação Pró-Memória de Indaiatuba (Rua Pedro Gonçalves, n° 477, Jd. Pau Preto Indaiatuba/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: (19) 3875-8383
Entrada: gratuita

 

“Memórias Afetivas e a Cultura do Café– 8ª Região Administrativa de Rio Preto” – Uchôa

IMG 2009

Período: 30/5 a 24/6/2016

O município de Uchôa sedia a partir de 30 de maio, a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”. São no total 17 painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo. A exposição tem como objetivo preservar a memória por meio de um diálogo visual entre a memória afetiva e a paisagem natural.

Local: Pinacoteca da Estação Cultura (Rua Farmacêutico Bruno Garisto, s/n, no Centro – Uchôa/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h – 12h às 16h
Informações: (17) 3101-1174

 

“Ptaki” – Limeira

Período: de 31/5 a 1/7/2016

A partir de seis obras compostas por objetos, símbolos e orações litúrgicos da Igreja Católica Apostólica Romana e elementos da cultura polonesa, a instalação de Jan Brasil parte de uma experiência vivenciada aos 13 anos e interage com o público a partir de uma ação poética.

Local: Museu Histórico Major Levy Sobrinho (Rua da Boa Morte, 471 – Limeira/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: (19) 3441-4805
Entrada: gratuita

 

– Em Cartaz

“Ptaki” – Cananéia

Período: até 8/5/2016

Até 8 de maio, o Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski, em Cananéia (SP), recebe a instalação inédita “Ptaki”. A partir de seis obras compostas por objetos, símbolos e orações litúrgicos da Igreja Católica Apostólica Romana e elementos da cultura polonesa, a instalação de Jan Brasil parte de uma  experiência vivenciada aos 13 anos e interage com o público a partir de uma ação poética.

Local: Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski (Rua Tristão Lobo, n° 78 – Cananéia/ SP)
Horário: de terças a domingos, das 9h às 18h
Informações: (13) 3851-1930
Entrada: gratuita 

 

“Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang” -Andradina

Período: até 13/5/2016

Até 13 de maio, Andradina sedia a exposição “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”. Em exibição no Centro Cultural e Biblioteca Municipal, a mostra é realizada pelo SISEM-SP e o Catavento Cultural e Educacional, em parceria com a Prefeitura. Com curadoria de Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), a itinerância leva o visitante a explorar o Universo em uma viagem pela história da Terra como a conhecemos ao Big Bang, por meio de 20 painéis fotográficos.

Local: Centro Cultural Pioneiros de Andradina (Av. Barão do Rio Branco, s/nº, Centro – Andradina/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (18) 3723-4877
Entrada: gratuita

 

“Mais um Corre” – Itápolis                                             

Período: até 17/5/2016

O SISEM-SP, a ACAM Portinari e a Prefeitura de Itápolis (SP), promovem a exposição “Mais um Corre”. A mostra, em cartaz no Centro de Convivência, consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos (SP). As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços socioassistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas.

Local: Centro de Convivência (Av. Presidente Valentim Gentil, nº 734 – Itápolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30
Informações: (16) 3262-2218
Entrada: gratuita

 

“Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’” – Piracicaba

Período: até 22/5/2016

Piracicaba (SP) recebe até 22 de maio a exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’”, que pretende disseminar conhecimento sobre a verdadeira identidade e o repertório caipira, valorizando a tradição local e preservando a memória cultural. A mostra fica disponível de terça a domingo, às 9h às 17h no Museu Prudente de Moraes 

Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641 – Piracicaba/SP)
Horário: terça a domingo, 9h às 17h
Informações:(19) 3422-3069
Entrada: gratuita

 

OFICINAS

“Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus” – Cruzeiro

Datas: 12 e 13 de maio de 2016

No mês de maio, o SISEM-SP e a ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro, promovem a oficina “Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus”. De maneira objetiva e prática, o programa pretende capacitar os participantes para a elaboração de projetos culturais, utilizando as regras e a formatação exigida nos editais de museus do Programa de Ação Cultural (ProAC) como embasamento para produção de forma geral.

Horário: 9h às 12h – 13h às 17h
Local: Museu Major Novaes (Rua Jorge Tibiriçá, s/nº, Vila Canevari – Cruzeiro/SP)
Inscrições: até 9/5/2016; às 18h
Adesão: gratuita

 

“Concepção de Exposição – Uma Relação Entre o Acervo e o Campo das Ideias” – São José dos Campos

Datas: 5 e 6/5/2016

Em 5 e 6 de maio, o SISEM-SP e a ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos (SP), promovem a oficina “Concepção de Exposição – Uma Relação Entre o Acervo e o Campo das Ideias”. Gratuita, a ação acontece das 9h às 17h, no Museu de Esportes – Espaço Cultural Mário Covas.

Horário: 9h às 12h; 13h às 17h
Local: Museu de Esportes – Espaço Cultura Mário Covas (Praça Afonso Pena, n°29, Centro – São José dos Campos)
Inscrições: até 2/5/2016; às 18h
Adesão: gratuita

 

CURSOS

“Educação em Instituições Culturais” – São Paulo

Data:  29/4, 6/5, 1 e 22/6, 6 e 20/7/2016

O Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos, na Capital (SP), recebe o curso “Educação em Instituições Culturais”, realizado pelo SISEM-SP e o Museu da Língua Portuguesa. A atividade é composta por duas palestras abertas ao público e quatro oficinas restritas aos participantes selecionados.

Local: Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos (Rua Roberto Simonsen, nº 136, Centro, São Paulo/SP)
Horário: Palestras – das 14h às 16h; Oficinas – das 13h às 17h
Informações: (11) 3339-8208

 

– Asteca

“Assessoramento Técnico e Capacitação em Diretrizes para Implantação e Gestão de Museus” – Santo André
Datas: 5,6 e 12 de maio de 2016

O programa de Assessoramento Técnico e Capacitação em Diretrizes para Implantação e Gestão de Museus – Asteca oferecerá aos profissionais dos museus paulistas, conteúdos direcionados à área de gestão de museus. Serão realizados 11 encontros presenciais compostos por aulas teóricas, visitas técnicas e atividades práticas, além de atividades extra-aulas, onde os participantes, assessorados pelos orientadores, desenvolverão coletivamente propostas de instrumentos de gestão a serem implantados na instituição.

Horário: das 9h às 16h
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, nº 414, no Centro – Santo André/SP)
Informações: (11) 3339-8111

 

“Assessoramento Técnico e Capacitação em Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus” – Bauru
Datas: 2, 3, 4, 16 e 17 de maio de 2016

Bauru (SP) sedia o programa de Assessoramento Técnico e Capacitação (Asteca) em Implantação de Núcleos de Ação Educativa. Por meio de suas atividades, a ação tem por objetivos assessorar e orientar para a sistematização de um programa educativo na instituição sede, oferecendo também noções básicas de gestão, administração e controle de informações, bem como desenvolver estratégias de ampliação de público e auxiliar na extroversão do acervo por meio de roteiros, atividades e materiais educativos.

Horário: 9h às 17h
Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru (Rua 1° de agosto, quadra 1, no Centro – Bauru/SP)
Informações: (11) 3339-8111

 

SEMINÁRIO

I Seminário de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais – São Paulo

Data: 16/5/2016

O SISEM-SP e a ACAM Portinari, promovem o “I Seminário de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais”.
O evento ocorrerá em 16 de maio (segunda-feira), das 10h às 18h, no auditório da Estação Júlio Prestes, em São Paulo (SP).
As inscrições podem ser realizadas até 12/5.Entre os objetivos, o evento busca a articulação e o fortalecimento da rede temática de museus ferroviários, além de promover a preservação da memória ferroviária e a discussão da importância da contribuição da ferrovia na formação das paisagens culturais paulistas.

Local: Auditório da SEC-SP | Estação Júlio Prestes (Rua Mauá, nº 51 – Luz, São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 18h
Inscrições: até 12/5, www.sisemsp.org.br
Adesão: gratuita
Vagas: limitadas

 

ENCONTRO

Encontro Regional de Museus – Região Administrativa (RA) de Campinas
Data: 9/5/2016

O SISEM-SP realiza no dia 9 de maio (segunda-feira), Das 9h às 17h, no Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro, o Encontro Regional de Museus da Região Administrativa (RA) de Campinas. Na programação, reunião regional da RA Campinas, encaminhamentos, formação das chapas para representação regional e a oficina “Formação de Público”, que será ministrada pela historiadora Renata Gava.

Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524 – Centro)
Horário: das 9h às 17h
Informações: rac.sisem@gmail.com

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo