Feambra lança guia inédito sobre criação e gestão de Associações de Amigos

No último dia 7 de maio, a Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) lançou o “Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus”. O material, que é o primeiro do gênero no país e um dos poucos no mundo, foi apresentado durante evento realizado no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

Com linguagem direta e acessível, a publicação é dividida em capítulos e segue as diretrizes da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM). Ela foi desenvolvida com o objetivo de mostrar como o trabalho voluntário em museus pode trazer inúmeros benefícios, tanto para as instituições quanto para a própria sociedade.

No lançamento, além da diretora executiva da Feambra, Camila Leoni Nascimento, do diretor de Relações Institucionais, Nelson Colás, do consultor de Novos Negócios, Gustavo Horta, além dos diretores do Masp, Luiz Pereira Barretto, também estiveram presentes a diretora do International Council of Museums (Icom), Maria Izabel M. Branco Ribeiro e a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, representando o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo Mattos.

De acordo com Renata, o lançamento do Guia é uma iniciativa importante para o fortalecimento dos museus no Brasil, prevista no Estatuto de Museus. “As Associações de Amigos podem ser uma instância importante para o auxílio de instituições museológicas, divulgando o museu, apoiando a realização de atividades e colaborando na arrecadação de fundos. No entanto, há ainda um grande desconhecimento e poucas Associações estão ativas no Brasil; esperamos que a iniciativa da Feambra possa contribuir para a alteração desse quadro”, ressalta.

O “Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus” já está disponível para download gratuito aqui. Para outras informações, o contato da Feambra (11) 3085 4402,