Exposições, oficinas e encontro marcam a programação de março do SISEM – Confira!

Postado em: 29 de fevereiro de 2016 | Notícias

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Aurelino dos Santos: frente ao mar do infinito” – Sorocaba

Período: de 1°/3 a 29/4/2016

Com a curadoria de Tiago Mesquita, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro (IIPB) e a Prefeitura de Sorocaba apresentam, a partir de 1° de março (terça-feira), no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), a mostra “Aurelino dos Santos: frente ao mar do infinito”. O projeto da itinerância foi premiado no edital do Programa de Ação Cultural para Museus (ProAC), na modalidade de “Difusão de Acervos”.

Local: MACS (Avenida Dr. Afonso Vergueiro, nº 280, no Centro- Sorocaba/SP)
Informações: (15) 3233-1692 
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Entrada: gratuita

“Mais um Corre” – Matão

Período: de 8 a 30/3/2016

O SISEM-SP, a ACAM Portinari e a Prefeitura de Matão (SP), promovem a exposição “Mais um Corre”. A mostra, em cartaz no Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro, consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos (SP). As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços socioassistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas.

Local: Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro (Av. Sete de Setembro, nº 1.051, no Centro – Matão/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Informações: (16) 3386-2001|3382-6640
Entrada: gratuita

“Gorlovka, 1951” – Buritama

Período: de 8/3 a 8/4/2016

Em março, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e a Prefeitura de Buritama (SP), o SISEM-SP promove a partir do dia 8, a exposição fotográfica “Gorlovka, 1951”. A mostra reúne fotografias realizadas no ano de 2011, em um decadente palácio da era soviética, encontrado abandonado na cidade de Donestsk, na Ucrânia.

Abertura: 8/3/2016; às 9h
Local: Centro Cultural Graciliano Ramos (Praça Dom Lafayete Libano, nº 16, Centro – Buritama/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Informações: (18) 3691-1740
Entrada: gratuita

Gorlovka 12
Foto: Divulgação

 ‘Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang’ – Auriflama

Período:  de 17/3 a 1/4/2016

A cidade de Auriflama recebe a exposição “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”. Em exibição no Centro Cultural e Biblioteca Municipal, a mostra tem curadoria de Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), a itinerância leva o visitante a explorar o Universo em uma viagem pela história da Terra como a conhecemos ao Big Bang, por meio de 20 painéis fotográficos. Os materiais reúnem o conteúdo científico e a beleza dos fenômenos naturais, em referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

Local: Centro Cultural e Biblioteca Municipal (Rua João Pacheco de Lima, 50-13, Centro – Auriflama/SP)
Horário: das 8h às 18h
Informações: (17) 3482-2733
Entrada: gratuita

“Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto” – Mirassol 

Período: de 29/3 a 29/4/2016

Em 29 de março,Mirassol (SP) recebe a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”, por meio da parceria em entre a ACAM Portinari e o SISEM-SP. A mostra ficará em cartaz no Museu Municipal Jezualdo D’Oliveira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 29 de abril. São painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo.  A exposição percorrerá ainda outras nove cidades.

Local: Museu Municipal Jezualdo D’Oliveira (Rua Rui barbosa, 2170, Centro – Mirassol/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (17) 3242-6244
Entrada: gratuita

 

EM CARTAZ

“Sinais, Heranças e Andanças” – Pratânia

Período: até 22/4/2016

Com recursos do Governo de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com o apoio da Prefeitura, a mostra poderá ser vista pelo público até 22 de abril, de quarta a sexta, 9h as 18h. Na montagem, além de materiais que representam todas as instituições participantes, o público verá a contribuição local homenageando a dupla “Tonico e Tinoco”, ícones da cidade, e a que faz menção a um importante momento do desenvolvimento do município, o pouso dos tropeiros. A música Tropeiros estará representada em várias mídias, com foto, texto e áudio.

Local: Espaço de Múltiplo Uso Odila Coca (Rua Antonio Carlos R. Vaz de Almeida, s/nº – Pratânia/SP)
Horário: de quarta a sexta, 9h as 18h
Entrada: gratuita

OFICINAS

“Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus” – Mairinque

Período: 2 e 3/3/2016 (quarta e quinta-feira)

O SISEM-SP e a ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura de Mairinque (SP), promovem, nos dias 2 e 3 de março, das 9h às 17h, a oficina “Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus”. Atividade acontece no Centro Municipal de Educação e Cultura (Cemec). De forma objetiva e prática, o programa pretende capacitar os participantes para a elaboração de projetos culturais, utilizando as regras e a formatação exigida nos editais de museus do Programa de Ação Cultural (ProAC) como embasamento para produção de forma geral.

Local: Centro Municipal de Educação e Cultura (Cemec) – (Praça Dom José Gaspar, n° 23, Centro – Mairinque/SP)
Horário: das 9h às 17h

“Assessoramento Técnico e Capacitação (Asteca) em Diretrizes para Implantação e Gestão de Museus” – Santo André

Período: 10 de março a 12 de maio

Serão realizados 11 encontros presenciais compostos por aulas teóricas, visitas técnicas e atividades práticas, além de atividades extra-aulas, em que os participantes, assessorados pelos orientadores, desenvolverão coletivamente propostas de instrumentos de gestão a serem implantados na instituição. As aulas, com duração de 6h cada, ocorrem na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André.

Local: Casa do Olhar “Luiz Sacilotto” (Rua Campos Sales, nº 414, no Centro – Santo André/SP)
Horário: das 9h às 16h

 “Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus” – Jundiaí

Período: 17 e 18/3/2016

Destinado aos profissionais da área museológica, a expectativa é que os participantes apliquem o conhecimento em benefício de suas instituições. De forma objetiva e prática, o programa pretende capacitar os participantes para a elaboração de projetos culturais, utilizando as regras e a formatação exigida nos editais de museus do Programa de Ação Cultural (ProAC) como embasamento para produção de forma geral.

Local: Museu Solar do Barão (Rua Barão de Jundiaí, n°762, no Centro)
Informações: (11)3339-8111
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: AQUI ; até 15/3, às 12h

ENCONTRO

XI Encontro de Representantes Regionais

Período: 14 e 15/3/2016

Na ocasião serão compartilhados e debatidos os objetivos estratégicos das regionais, além de mobilizar as diferentes regiões do Estado. O evento, organizado pelo Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, contará com a participação dos 32 representantes regionais que atuam como coordenadores das 16 Regiões Administrativas e Regiões Metropolitanas. 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo