Exposição sobre fazendas paulistas históricas chega a São Joaquim da Barra

Postado em: 11 de novembro de 2015 | Exposições

teste0

Mostra ‘Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural’ ficará em cartaz até 21/11, na Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout

Começa, em novembro, na cidade de São Joaquim da Barra (SP), a exposição “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”. ItineradapeloSistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu do Café de Santos, a mostra ficará em cartaz na Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout, até 21 de novembro (sábado), com entrada gratuita.

A exposição destaca, por meio de textos, fotografias e objetos, a importância das fazendas históricas de café. As antigas propriedades paulistas constituem hoje um patrimônio de inestimável valor, dispondo de informações que retratam o desenvolvimento e história do Brasil. São como cenários que demonstram importantes aspectos do século XIX, época em que o café era o protagonista da economia do País.

Parte desses imóveis, alguns também do século XVIII, serão exibidos na montagem, que relata o passado e o presente de 16 fazendas históricas do interior de São Paulo, nas cidades de Queluz, São José do Barreiro, Lorena, Itu, Limeira, Cajuru, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado, Pinhal, São Carlos, Dourado e Jaú. Um dos destaques da mostra é o arado de aiveca, do início do século XX, instrumento que funcionava por tração animal, utilizado para arar a terra antes da plantação.

Aberta à comunidade, a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 11h. A Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout está localizado à Praça Francisco Stupello, nº 125, no Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3818-2526.

Serviço:
“Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural” em São Joaquim da Barra
Data: até 21/11/2015 (sábado)
Local: Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout (Praça Francisco Stupello, nº 125, no Centro | Rua Rio Grande do Sul com a Avenida Governador Orestes Quércia – São Joaquim da Barra/SP)
Informações: (16) 3818-2526 | 2351
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábado, das 8h às 11h
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo