Exposição “Migrações à Mesa” chega a Batatais

Postado em: 26 de março de 2019 | Destaques

O Claretiano – Memorial, em Batatais, recebe a exposição “Migrações à Mesa”, que será inaugurada dia 28 de março e ficará disponível para visitação gratuita até 30 de junho. A mostra apresenta uma imersão ao universo de receitas e utensílios de cozinha trazidos por imigrantes.

A exibição dessa herança culinária é promovida em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imigração de São Paulo, instâncias da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é oferecer aos visitantes uma experiência a respeito da diversidade cultural brasileira, abordando a relação entre comida, sociedade e migração.

O público poderá conferir alguns objetos pertencentes a imigrantes e descendentes como, por exemplo, louças de origem inglesa, italiana e alemã, panela de ferro italiana e uma panela de fazer pão sírio que veio do Líbano. Além disso, a exposição guarda algumas surpresas, como uma mesa montada com utensílios de diferentes países.

Assim como outros traços culturais das mais diversas sociedades ao redor do mundo, a cozinha é migrante. Uma das mais íntimas marcas dos costumes de um local, a culinária é talvez o primeiro elemento que se busca encontrar ou reproduzir nas terras de destino.

Os sabores familiares trazem de volta as mais antigas lembranças afetivas relacionadas às memórias tanto individuais quanto coletivas. A exposição pode ser visitada gratuitamente entre 28 de março e 30 de junho no Claretiano – Memorial, que fica na rua Dom Bosco, 466, no bairro Castelo, em Batatais/SP.

SERVIÇO

Exposição “Migrações à mesa”
Período: de 28 de março a 30 de junho de 2019
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h
Local: Claretiano – Memorial (Rua Dom Bosco, 466, Castelo – Batatais/SP)
Informações: (16) 3660-1760 ou 3660-1628 — agendamento@claretiano.edu.br
Entrada gratuita

Fonte: Claretiano – Memorial

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo