Mostra da Pinacoteca do Estado estreia em Praia Grande

‘De Um Lado a Outro’, reúne trabalhos de pessoas que vivem em situação de rua na capital; mostra pode ser vista até 15 de setembro e a entrada é gratuita
 
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Pinacoteca do Estado e a Prefeitura de Praia Grande, promove a exposição “De Um Lado a Outro – Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo”. A mostra ficará em cartaz no Complexo Cultural Palácio das Artes até 15 de setembro. 
 
Por meio de desenhos, colagens e gravuras produzidos durante as oficinas artísticas e visitas educativas regulares à Pinacoteca, a população poderá ver a experiência de uma ação educativa. O projeto foi organizado em diferentes módulos, partindo do desenho, em seu significado mais amplo – incluindo recortes, colagens, registros de observação, memória e invenção – para chegar às técnicas gráficas como a monotipia, tipografia, serigrafia e xilogravura, com ênfase na última. 
 
Além das visitas educativas à Pinacoteca, foram realizados encontros para que os participantes relacionassem a criação de imagens com a criação de textos, propondo um diálogo entre ambos. A exposição apresentará alguns dos trabalhos realizados, fotografias do processo e também depoimentos dos participantes.
 
A ação educativa foi desenvolvida pelo Programa de Inclusão Sociocultural (Pisc) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com a Casa de Oração do Povo da Rua e a Casa Porto Seguro, ambas no centro de São Paulo.
 
Gratuita, a itinerância pode ser vista de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. O Complexo Cultural Palácio das Artes fica localizado à Avenida Costa e Silva, nº 1.400, Boqueirão – Praia Grande.
 
 
Serviço:
Exposição “De Um Lado a Outro – Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo”
Período: até 15/9/2012 
Local: Complexo Cultural Palácio das Artes (av. Costa e Silva, nº 1400, Boqueirão – Praia Grande/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h
Informações: (13) 3496-5707
Entrada: gratuita