Exposição ‘A Arte do Povo do Brasil’ é destaque em Registro (SP)

Postado em: 25 de junho de 2014 | Exposições

D1 Registro

Realizada pelo SISEM-SP e o Museu Afro Brasil, a mostra será aberta no dia 27/6, às 20h, no Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC; a entrada é gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, e o Museu Afro Brasil, com apoio da Prefeitura de Registro (SP), trazem para a cidade a exposição “A Arte do Povo do Brasil”, com cerca de 40 peças de arte popular de diferentes Estados do país. São obras em barro pintado, cerâmica e madeira, entre outras técnicas. Com abertura prevista para o dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, a mostra é gratuita e pode ser vista no Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC Registro.

Os cenários nordestinos, que dominam a arte popular em função de sua riqueza artesanal, estão representados na montagem que reúne artistas cearenses já considerados clássicos, como Manuel Graciano, Diomar das Véias, Nino e Celestino, além de João das Alagoas, Nena e Resendio.

Destacam-se ainda, os exemplares da cerâmica de Caruaru (Pernambuco), sendo representados por artistas modelares como o Mestre Vitalino e seu filho Severino, além de grandes nomes, como Manuel Eudócio e Luiz Antônio da Silva.
Do sul, estão presentes os trabalhos das figureiras de Taubaté, o “Sinaleiro do Vento”, de Laurentino Rosa, vindo de Curitiba, e os coloridos “Pássaros”, de Antônio Passarinheiro, de Bocaiúva do Sul, ambas cidades do Paraná. A obra “O Circo”, em miniatura móvel, de Adalto Fernandes Lopes, de Niterói (Rio de Janeiro), convida o público a entrar no “mundo dos sonhos”.

O Estado de Minas Gerais também está bem representado, com a “Mulher Amamentando”, de Placedina Fernandes, e o “Casal de Noivos”, de Isabel Mendes da Cunha, ambas do Vale do Jequitinhonha. Além dessas, a “Arte do Povo do Brasil” reúne ainda muitas outras obras de grandes mestres brasileiros.

Com encerramento no dia 27 de julho, a visitação ocorre das 9h às 12h e das 14h às 21h, durante a semana e ao sábado e domingo, até às 18h. O Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC Registro está localizado na Rua Miguel Aby-Azar, nº 153, no Centro. Outras informações pelo telefone (13) 3822-4492.

Serviço:
Exposição “Arte do Povo do Brasil”
Abertura: 27/6/2014, às 20h
Encerramento: 27/7/2014
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 21h, todos os dias, ao sábado e domingo, até às 18h
Local: Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC Registro (Rua Miguel Aby-Azar, 153 – Centro – Registro/SP)
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo