Evento formaliza processo de municipalização do Museu Prudente de Moraes

Postado em: 19 de julho de 2013 | Notícias

Na próxima sexta-feira (19/7), o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, assinará o termo de transferência do imóvel ocupado atualmente pelo Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes para o município. O evento acontecerá no gabinete da prefeitura, às 11h, e terá a participação do diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Davidson Panis Kaseker, representando a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

A municipalização da instituição sela o reconhecimento, por parte da administração pública, de que a comunidade de Piracicaba encontra-se preparada para gerir sua memória e difundir sua cultura através das ações do museu municipal.

De 2008 a 2010, período em que o museu esteve sob gestão da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, foram desenvolvidas atividades de manutenção e conservação da edificação, conservação, documentação e pesquisa do acervo, elaboração e implantação do Plano Museológico e Projeto Museográfico, incluindo a manutenção de exposição de longa duração, elaboração e implantação do serviço de ação educativa e do plano de comunicação.

Com a municipalização, a Secretaria pretende dar continuidade às atividades de capacitação da equipe técnica do museu e promover, por meio de exposições itinerantes, o acesso aos acervos disponíveis no Estado. As ações de formação e difusão para o museu serão operacionalizadas pelo Sistema Estadual de Museus.

A doação do acervo dos museus estaduais aos municípios é prevista na Lei Estadual 13.209, de 29 de setembro de 2008, que oferece o amparo legal para regularizar essa transferência. Esse processo faz parte do Programa de Municipalização de Museusda Secretaria, ação governamental inserida no Plano Plurianual do Estado de São Paulo, que prevê a transferência de 15 museus estaduais para municípios no período de 2012 a 2015.

DSC 0085

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo