Estação Cultura, em Batatais, recebe exposição “Imigrantes do Café”

Postado em: 14 de março de 2018 | Destaques

A Estação Cultura, em Batatais, recebe, de 14 de março a 27 de abril, a exposição “Imigrantes do Café” — com histórias e memórias da imigração para esse tipo de lavoura no Estado de São Paulo. A exposição, que integra as comemorações do 179º aniversário de Batatais, a ser celebrado dia 14, tem realização da RA Franca do SISEM-SP, Museu da Imigração e Museu do Café, em parceria com a Associação Paulo Duarte e Prefeitura de Batatais.

Muitos dos imigrantes que chegaram ao Brasil entre fins do século XIX e começo do XX fizeram, basicamente, o mesmo caminho. Chegavam no Porto de Santos, eram encaminhados para a Hospedaria de Imigrantes de São Paulo, local em que funcionava a Agência Oficial de Colocação e Trabalho, responsável por ajudar os imigrantes a conseguirem contratos de emprego. Estes, em sua maioria, eram enviados para o interior de São Paulo, mais precisamente, nas lavouras de café.

Apesar de essencial, a vida nas fazendas de café não se resumia apenas ao trabalho. Existia toda uma dinâmica própria das atividades no campo. Mais que trabalhadores, eram seres humanos que tinham suas festas, seus momentos de lazer, suas outras necessidades. Assim não era raro encontrar fazendas com escolas, cinema e teatro. Talvez eram nessas ocasiões que o imigrante conseguia esquecer, por algumas horas, a dureza do trabalho na lavoura, de sol a sol, quase todos os dias da semana.

Dividida entre Porto, Hospedaria, Trabalho e Lazer, a exposição procura demonstrar e discutir essa(s) trajetória(s). A história da imigração e do café, nessa época, sempre se entrecruza. O imigrante que desembarcava se encontrava com as sacas de café embarcando no Porto de Santos, esses se deparavam também na Hospedaria dos Imigrantes, quando lhe era servido o cafezinho; nas fazendas, novo encontro, quer trabalhando nas plantações, quer bebendo no dia-a-dia.

É um pouco dessas histórias e dessas memórias que “Imigrantes do Café” leva ao público.

SERVIÇO

Exposição “Imigrantes do Café”
Onde: Estação Cultura
Endereço: Praça Dr. Antonio Teodoro de Lima, s/nº – Castelo – Batatais/SP
Quando: de 14 de março a 27 de abril
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 11h, e das 14h às 17h
Informações: (16) 3761-7071
Entrada gratuita

Fonte: SISEM-SP / Museu da Imigração

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo