EPMi Oeste proporciona troca de informações e apoio mútuo entre profissionais da macrorregião

Postado em: 25 de setembro de 2019 | Destaques

Participantes ressaltaram a itinerância como um facilitador para maior participação de profissionais do interior; EPMi Sudoeste, em Sorocaba, abre inscrições em 30 de setembro

A troca de conhecimento e experiências, a facilidade de acesso e a formação de redes de apoio mútuo, além do fortalecimento, valorização e desenvolvimento dos museus paulistas foram alguns pontos destacados pelos participantes do Encontro Paulista de Museus itinerante Oeste (EPMi Oeste), realizado em 28 e 29 de agosto, no Sesc Bauru.

O evento é uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da ACAM Portinari e faz parte de uma série de seis encontros que ocorrem neste ano, em macrorregiões paulistas.

A próxima edição do evento acontecerá no Sesc Sorocaba, nos dias 30 e 31 de outubro. O EPMi Sudoeste é o penúltimo Encontro itinerante do ano. Em 2020, acontecerá o Encontro Paulista de Museus, em São Paulo. As inscrições gratuitas podem ser feitas a partir do dia 30 de setembro, no site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/.

Confira abaixo o depoimento de alguns participantes do EPMi Oeste.

“Esses encontros itinerantes eram uma solicitação antiga e sua realização se mostrou muito importante porque possibilita a aproximação entre as cidades da macrorregião, os profissionais e os gestores de cultura, que são sensibilizados no que se refere à preservação ser importante sim, porque os museus podem mudar realidades. Esse formato adotado pelo EPMi é muito interessante e seria ótimo se fizéssemos um ano o EPM na Capital e no outro ano, esses encontros no interior e litoral paulista.”

Luiza Barbosa, da Pinacoteca de Bauru, que integrou a apresentação do painel “Infraestrutura e segurança”.

“Quando participamos dos EPMs, em São Paulo, é muito válido pela troca e conhecimento das realidades de lá, mas o itinerante, por ser menor, nos permite trocar experiências de forma mais próxima, conhecendo melhor as realidades locais por meio do que é apresentado e também pelas conversas durante o intervalo. Durante o EPMi Oeste foi possível conhecer realidades de museus que até mesmo pessoas mais próximas não sabiam. Vimos coisas que estavam acontecendo do nosso lado e não sabíamos. A proximidade que o evento dá nos permitiu, inclusive, criar uma conexão para agirmos em conjunto futuramente e isso é importantíssimo porque juntos somos mais fortes. A itinerância permite isso, essa união e esse conhecimento.”

Fábio Grossi dos Santos, representante regional do Sisem-SP que atua no Museu Municipal de Jahu

“Gostei muito da parte teórica que o encontro me proporcionou, quando falou sobre legislação, sobre como realmente funciona o SISEM-SP, porque eu conhecia mais o Sistema como um site, um local para verificar a disposição de vagas. Quando vi uma matéria falando sobre o evento, quis participar e não me decepcionei, descobri que o SISEM-SP é algo muito maior do que eu imaginava e que tem um trabalho bem importante e ativo, fiquei bem otimista com a área.”

Fernanda Queiroz Alves, recém-formada em Licenciatura em Artes Visuais, tem interesse em trabalhar na área educativa de museus.

“Já participei de encontros de museus em São Paulo e a itinerância traz novos aspectos que também são muito importantes e relevantes para quem atua na área. Esse compartilhamento mais próximo de experiência traz novas ideias, nos possibilita um diálogo mais próximo e aprendemos muito com os profissionais. No de São Paulo temos conhecimento de vários formatos de museu, da política museológica de forma mais ampla. Os encontros regionais são encontros facilitadores, aconchegantes e esclarecedores em relação ao que acontece em cada localidade.”

Susy Mey Truzzi, Secretária de Cultura de Garça/SP

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste)
Quando: 30 e 31 de outubro
Onde: SESC Sorocaba (Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba)
Inscrições: a partir de 30 de setembro, no link https://cem.sisemsp.org.br/

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo