EPMi Oeste: programação terá atividades com informações atuais sobre museus

Agenda do primeiro dia do evento contará com apresentação de painéis sobre “Infraestrutura e segurança” e “Gestão e governança”

O Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Oeste, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no SESC Bauru, contará com programação variada, com foco na realidade local das instituições da macrorregião.

Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento, organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari. Quem não fez a inscrição online para o Encontro poderá se inscrever no primeiro dia do evento, pouco antes de seu início.

O supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade de São Paulo, Maurício Rafael, comandará a conferência “A importância dos instrumentos de gestão para o desenvolvimento da cadeia operatória museológica”.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Fábio Grossi dos Santos (Representante Regional do SISEM-SP) e participação de Alex Sanches Gimenez, que falará sobre o processo de acondicionamento, higienização e conservação do acervo do Museu Ferroviário de Bauru; Luiza Barbosa, que abordará a recuperação e restauro de obras do acervo da Pinacoteca de Bauru e Carlos Henrique Marcelino, que abordará a implantação do Museu de Arte Primitivista de Assis e a gestão do espaço ocupado pela instituição.

O painel “Gestão e governança”, com mediação de Vanessa Martins Dias (Representante Regional do SISEM-SP) contará com os participantes Luana Gonçalves Viera da Silva, que falará sobre o plano museológico do Museu Municipal de Descalvado; Jade Luiza de Sales da Maia, que abordará o projeto de ação educativa relacionando o acervo do Museu de Arte Primitivista e o fundo de arquivo presente no Centro de Documentação da Unesp-Assis e Nilceu Bernardo, que falará sobre a articulação da comunidade para a recuperação do Museu Alexandre Chitto, de Lençóis Paulista, após ser atingido por uma enchente.

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Oeste é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h. Cada uma delas oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Oeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que têm inscrições distintas. O preenchimento das vagas foi feito por ordem de inscrição. O SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

Caso um participante se inscreva em duas ou mais oficinas, ele será remanejado aleatoriamente para um dos temas escolhidos, sem possibilidade de troca durante as atividades.

Veja quais serão as oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina CEM-SP: gestão de segurança de acervo, com Bárbara Rodrigues Paulote e Michael Argento, ambos da equipe ACAM Portinari, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Oeste (EPMi Oeste)

Quando: 28 e 29 de agosto

Onde: SESC Bauru

Endereço: Rua Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier – Birigui/SP

Gratuito

Fonte: SISEM-SP