EPMi Nordeste: Mensagem de Renata Motta, presidente do ICOM Brasil

Postado em: 13 de março de 2019 | Destaques

A abertura do Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste), a presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), Renata Motta, enviou uma mensagem saudando o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a ACAM Portinari pela iniciativa. Confira:

O ICOM Brasil parabeniza o Sistema Estadual de Museus de São Paulo e a ACAM Portinari pela realização deste primeiro Encontro Paulista de Museu Itinerante. O EPM, em dez edições realizadas, se consolidou como um dos principais eventos do setor museológico nacional. A inovação de uma edição itinerante, proporcionando maior aproximação com as diferentes regiões do estado e a ampliação das discussões realizadas é um desejo antigo do SISEM-SP, alinhado às premissas da capilaridade necessária para a consecução de uma política pública no âmbito estadual.

O EPM proporciona, ainda, o fortalecimento da rede de instituições e profissionais do setor museológico paulista.  A atuação em redes é uma estratégia importante para o intercâmbio técnico, mas também para a viabilização de ações e melhoria dos resultados no setor. O ICOM é uma das mais importantes redes internacionais de instituições e profissionais de museus e está aberto a recebe-los como novos membros. A Angelica Fabbri e o Luiz Mizukami fazem parte dos Conselhos da atual gestão do ICOM Brasil e são uma ótimo ponto de contato para obterem mais informações e orientações para a adesão.

Por último, vale destacar o início dos novos governos estadual e federal, com profundas mudanças das diretrizes e das próprias estruturas das pastas executivas.  No âmbito federal observa-se a fusão do setor social e cultural,  no âmbito do novo Ministério da Cidadania., sob o qual o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM – passa a estar vinculado. No âmbito estadual, a perspectiva de fusão das áreas de patrimônio histórico e patrimônio museológico, podem definir uma fragilização da atuação do próprio SISEM e das Organizações Sociais de Cultura.

Nesse contexto atual, a partir da importante atuação da ACAM Portinari e do SISEM-SP em todo estado de São Paulo, juntamente com os Representantes Regionais, é fundamental a atenção e articulação  do setor museológico paulista, visando garantir as conquistas coletivas e o contínuo avanço na qualificação dos museus paulistas. Desejo um excelente trabalho para todos e que o EPMi seja o início de uma experiência de descentralização regional muito promissora. Obrigada.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo