Encontro Regional de Museus da representação de Campinas acontece online no dia 22

Postado em: 19 de março de 2021 | Destaques

A Representação Regional de Campinas, grupo de trabalho do Sistema Estadual de Museus, SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza no próximo dia 22, das 10h às 12h, o Encontro Regional de Museus (ERM) com instituições museológicas da região. No primeiro encontro de 2021, a participação será pelo google meet (link) e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail rr.campinas.sisemsp@gmail.com com nome completo, telefone, e-mail, cidade e instituição.

O objetivo do evento é articular os museus da região de forma a promover o fortalecimento deles e buscar suprir as demandas de memória e cultura da região. De acordo com Elizabete Carla Guedes, gestora do museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão e da Casa de Cultura Hermann Muller, de Americana, e que pela primeira vez atua como representante regional, a expectativa é que o encontro alcance um maior número de instituições possível. “Queremos fazer um diagnóstico efetivo da realidade dos museus locais a fim de elaborar um planejamento regional que atenda às necessidades específicas e mais urgentes deles”, explica.

Junto ao Sistema Estadual de Museus, SISEM-SP, as representações regionais atuam de forma mais próxima das instituições locais, com o intuito de promover articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento. “As representações regionais são a extensão do SISEM-SP, por isso, é de extrema importância que as instituições museais do Estado estejam alinhadas e em sintonia com as ações do Sistema, inclusive, no tocante à participação nas discussões que deliberam sobre as políticas públicas do setor. A contribuição ativa desses profissionais de museus que atuam voluntariamente no âmbito das representações regionais é fundamental para a qualificação dos museus”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP.

Serviço:

ERM 2021 Campinas

Data: 22/03 (segunda), 10h

Local: Google meet (link).

Municípios integrantes da RR Campinas:

Americana, Artur Nogueira, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Mogi Guaçu, Moji Mirim, Monte Mor, Morungaba,Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo