Encontro Paulista de Museus foi acessível a todos os públicos

Postado em: 25 de novembro de 2020 | Destaques

Em sua 11ª edição, este foi o primeiro Encontro Paulista de Museus (EPM2020) realizado de forma totalmente virtual. Para se adequar ao novo formato, que por ser on-line, possibilitou maior alcance e acesso de pessoas de outras localidades, a programação foi dividida em cinco dias, de 23 a 27 de novembro, com a adoção de medidas inclusivas como legendagem, tradução na Língua de Sinais (Libras) e tradução simultânea nas atividades com participantes estrangeiros. A acessibilidade foi considerada desde o início da estruturação do evento para que mais pessoas pudessem se apropriar dos conteúdos a serem compartilhados com o mínimo de barreiras.

Também foi desenvolvida uma estratégia no sentido de ampliar o índice de acessibilidade nas redes sociais do SISEM-SP – no site, já existem recursos nesse sentido, como o sistema que permite a alteração do tamanho da fonte, facilitando a leitura de usuários com baixa visão e do plugin Hand Talk, ferramenta que permite a tradução de textos por meio da linguagem de Libras. Além disso, o website ampliou a acessibilidade de seus materiais ao disponibilizar parte de seu conteúdo traduzido para os idiomas inglês e espanhol.

Para a produção do EPM2020, a equipe contou com a assessoria do Museu da Inclusão para estruturar a acessibilidade do evento.

Toda a programação foi transmitida no canal do SISEM-SP no Youtube. Pensando na comunidade surda, os vídeos tiveram intérpretes de Libras e considerando as pessoas com deficiência auditiva, legendas (closed captions). Como houve participação de convidados estrangeiros na programação, o público contou com tradução simultânea espanhol-português.

A divulgação nas redes sociais também ganhou uma linguagem mais inclusiva com a adoção da hashtag #PraCegoVer e com a mensagem “esta imagem possui recurso de texto alternativo” nas legendas, indicando a descrição das imagens postadas. Desta forma, o conteúdo ficou acessível para quem tem deficiência visual, incentivando a interação desse público com o conteúdo postado.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo