Em parceria com Oficinas Culturais, SISEM-SP abre inscrição para evento online sobre Financiamento para Museus

Postado em: 25 de outubro de 2022 | Notícias

Projeto faz parte de programa que visa promover atividades de formação e qualificação para profissionais do setor museal

Estão abertas as inscrições para a oficina online “Financiamento para Museus”, realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria a Oficinas Culturais e a POIESIS, Organização Social de Cultura. O evento está marcado para ocorrer em novembro, via plataforma Zoom.

A oficina é uma capacitação prática para equipes que atuam em Museus poderem elaborar planos de captação e se instrumentalizarem para diversificar as fontes de financiamento para organizações museais de diferentes tipos e portes.

Os encontros serão ministrados por Daniele Torres, pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES. Além da empresa Companhia da Cultura, é também sócia e coordenadora de cursos na escola Cultura e Mercado.

A oficina se propõe a fortalecer e oferecer sugestões de estratégias para a prospecção e a viabilização financeira de organizações, programas e projetos museais. 

Com 30 vagas disponíveis, é necessário que seja feita a inscrição prévia no formulário: https://forms.gle/UqkW7SXvtWHvcmA58


Projeto de formação

Como ponto de ação, as Oficinas Culturais desenvolvem e gerem programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral.

Um dos eixos da programação virtual do Programa Oficinas Culturais para o interior, litoral e região metropolitana de São Paulo é composto por atividades exclusivas para os gestores e funcionários das cidades parceiras, sobre temas ligados ao dia a dia profissional.

A partir da parceria com o SISEM-SP, a proposta é qualificar a oferta de atividades específicas para as equipes dos museus paulistas, inicialmente com três oficinas, entre outubro e dezembro, e a intenção de dar continuidade no próximo ano.

SERVIÇOS:

OFICINA: FINANCIAMENTO PARA MUSEUS 

Coordenação: Daniele Torres 

Datas e horários: 21, 23 e 25/11 – 10h às 12h 

30 vagas.

Inscrições: 25/10 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos.

Público – alvo: profissionais que atuam em museus, com nível superior em qualquer área do conhecimento, que queiram ou precisem se dedicar à área de captação de recursos. 

Plataforma: Zoom.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/UqkW7SXvtWHvcmA58

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo