Eleições das Representações Regionais do SISEM-SP terão novo calendário

Postado em: 26 de março de 2020 | Destaques

Apesar de realizadas virtualmente, o SISEM-SP decidiu por um novo calendário para as eleições devido à suspensão do funcionamento dos museus por conta da pandemia de coronavírus

As eleições para o mandato 2020-2022 das Representações Regionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, terão um novo calendário. Apesar de realizadas virtualmente, o SISEM-SP optou por um novo calendário devido à suspensão do funcionamento dos museus, ocorrida por conta da pandemia de coronavírus.

Essa será a primeira vez que as eleições serão realizadas virtualmente. “Pensamos neste novo formato justamente para assegurar e qualificar a participação no processo de escolha dos representantes regionais, sabendo que as instituições museológicas se encontram em um momento delicado e que os profissionais da área estão focados em buscar soluções para diminuir os impactos negativos deste período”, afirma Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

Ele ainda comenta que o principal objetivo da Representação Regional é articular as instituições museológicas, a fim de subsidiar a atuação do SISEM-SP para atendimento das demandas dos museus locais, além de transmitir aos profissionais de cada região as orientações e novidades do setor. “Por isso, é importante que cada Representação Regional tenha boa articulação junto aos museus, profissionais e gestores municipais de Cultura locais”.

Cadastro de eleitores

O novo calendário prevê até 1º de julho a revalidação do Edital das eleições com a revisão completa do documento anteriormente divulgado, corrigindo datas e prazos.

O cadastramento de eleitores poderá ser feito até 31 de agosto, por meio do formulário https://forms.gle/cVskoZdhqdZeHwuE6. Podem se inscrever para participar das eleições um eleitor por instituição museológica cadastrada no SISEM-SP e um representante por instância responsável pela gestão cultural no município (secretarias, diretorias, institutos, associações, etc).

São consideradas instituições museológicas cadastradas no SISEM-SP todas as instituições deferidas ou consideradas “em processo de estruturação museológica” no sistema do Cadastro Estadual de Museus, com prazo de validade vigente. 

Chapas

O novo calendário também estabelece novo prazo para a inscrição de candidaturas às Representações Regionais (RR) entre 1 a 31 de agosto por meio de um formulário eletrônico que será disponibilizado posteriormente.  Os candidatos deverão concorrer em chapas compostas por membros titulares e suplentes, conforme determina o Regimento Interno da RR.

Os candidatos às RR devem ser maiores de 18 anos, moradores de uma das cidades da respectiva Representação Regional de interesse e atuar direta ou indiretamente na área museológica, seja como integrante de quadro pessoal de museu ou como agente cultural.

Durante a inscrição, cada candidato deve apresentar carta de anuência da instituição à qual está vinculado direta ou indiretamente. Cabem às chapas apresentar breve depoimento explicitando a sua proposta de atuação para a Representação Regional e uma súmula curricular de seus integrantes.

Eleições

A eleição dos Representantes Regionais do mandato 2020-2022 deve acontecer entre o período de 21 de setembro a 2 de outubro e será realizada virtualmente por meio de formulário encaminhado aos e-mails dos eleitores validamente cadastrados. Cada RR terá um formulário de votação específico, cujo link será enviado somente aos eleitores cadastrados na respectiva região.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com sua Representação Regional ou pelos canais de comunicação do SISEM-SP na internet (www.sisemsp.org.br) e e-mail (sisem@sp.gov.br).

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo