Edição em português de ‘Conceitos-chave de Museologia’ é lançada no dia 27/2/2014

Postado em: 21 de fevereiro de 2014 | Notícias

Publicação do Icom ganhará versão nacional por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, o SISEM-SP, a Pinacoteca do Estado e Comitê Brasileiro do ICOM

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio da UPPM – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Pinacoteca do Estado, promove, no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, o lançamento da versão nacional do livro “Conceitos-chave de Museologia”. Originalmente editado em francês, o material traz alguns dos mais importantes conceitos da área museológica. 

Para Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), “a publicação colaborará para o compartilhamento e a comunicação de conhecimento sobre a teroria museológica para a comunidade museal brasileira”, explica.

A obra em português é composta por 21 verbetes, como arquitetura, exposições, museus, mediação, objetos e patrimônio. Os recortes são apresentados em uma leitura histórica e definidos a partir de diversas referências existentes. Na tradução, foram incluídas notas técnicas dos tradutores, Bruno Brulon e Marília Xavier Cury, membros do Comitê Internacional de Museologia do Icom (Icofom).

Segundo Adriana Mortara, vice-presidente do Icom Brasil, o Conselho estimula os membros de diferentes países a traduzirem o material, buscando difundi-lo para o maior número de interessados. “A versão em português representa mais uma contribuição para a área da museologia, que só foi possível por meio de uma parceria como essa”, explica.
Após o lançamento oficial, Bruno Brulon e Marília Xavier Cury irão ministrar a palestra “Metamuseologia: a terminologia em debate” no auditório da Pinacoteca.

As versões em francês, espanhol e inglês encontram-se disponíveis para download no site http://icom.museum/resources/publications-database. Logo após o lançamento oficial, o público também poderá ter acesso à edição em português no site do SISEM-SP: www.sisemsp.org.br .

A Pinacoteca do Estado está localizada na Praça da Luz, nº 2, próximo a Estação Luz do Metrô. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3324-1000 ou nos sites www.pinacoteca.org.br  / www.sisemsp.org.br .

Serviço:
Lançamento de “Conceitos-chave de Museolgia”
Data: 27/2/2014
Horário: a partir das 19h
Local: Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, próximo a Estação Luz do Metrô – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3324-1000; www.pinacoteca.org.br  / www.sisemsp.org.br 
Entrada: gratuita

Pinacoteca2
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Foto: divulgação

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo