Ecomuseu dos Campos de São José dá promove o empoderamento comunitário

O projeto cultural valoriza a paisagem cultural e natural da zona leste de São José dos Campos (SP)

A 12ª edição do Encontro Paulista de Museus – EPM 2022 terá a sessão “Experiências Museológicas”. Nela, instituições e grupos de pesquisa são convidados a apresentar suas experiências museológicas inspiradoras – com potencial de promover discussões dentro da comunidade museal, em consonância com a temática abordada no EPM 2022: “Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: Com quantos termos se faz um museu?”. 

O Ecomuseu dos Campos de São José, projeto cultural e socioambiental realizado na Zona Leste de São José dos Campos (SP), busca a promoção do empoderamento comunitário e a valorização da paisagem cultural e natural do município. O trabalho é elaborado por meio da identificação e preservação do patrimônio local, a partir da realização e incentivo de atividades que promovem o protagonismo comunitário.

Vamos saber mais?

O plano museológico do Ecomuseu dos Campos de São José em construção prioriza uma metodologia participativa que agrega a comunidade dentro da elaboração dos projetos. “A equipe de pesquisa, em reunião com a comunidade, tem dialogado continuamente sobre as prioridades do Ecomuseu, por meio de rodas de conversa, encontros musicais, mutirões, dias de campo e entrevistas”, comenta Maria. A finalização do novo plano museológico está prevista para março de 2023.

Em sua programação, o Ecomuseu promove atividades que valorizam e fomentam as culturas populares, os saberes e fazeres cotidianos que evidenciam processos históricos, identidades culturais, enraizamentos e empoderamentos sociais. “Esse trabalho de valorização e fomento é fundamental para a mudança de atitude em relação ao meio ambiente, pois impulsiona o cidadão a dedicar seu tempo em questões coletivas”, afirma Maria. 

Quem visitar o Ecomuseu encontrará uma vasta programação de atividades, estando entre elas: feiras de saberes e fazeres, mutirões de plantio e limpeza, rodas de conversa, encontros musicais, oficinas e palestras. Todas as atividades têm como norte a valorização e o desenvolvimento de habilidades dos moradores e parceiros. 

“Os encontros permitem um olhar para as necessidades e possibilidades do espaço onde vivemos, incentivam o pensamento coletivo para soluções de problemas locais e geram boas ideias e fortalecem o que faz sentido para nós, individualmente e coletivamente”, finaliza.


Mais informações:
Telefone: (12) 99677-5272
E-mail: comunicacao.ecomuseu@gmail.com