Documento apresenta orientações para acessibilidade em Museus

Postado em: 15 de junho de 2023 | Notícias

O SISEM-SP acaba de publicar o Documento de Orientação|Deficiência e Acessibilidade em Museus. São 20 páginas contendo recomendações, referências, informações e aspectos jurídicos sobre o tema. O material é fruto do programa Sonhar o Mundo – Direitos Humanos nos Museus, ciclo 2022-2023.

No documento estão trechos de leis e decretos que dispõem sobre os direitos das pessoas com deficiência, em especial no âmbito da cultura. Um dos capítulos aborda especificamente o acesso a equipamentos, bens e serviços do setor cultural, como sendo um direito e o próprio meio para encontrar formas de garantir o acesso a todos.

Atentar às diferenças entre pessoas com deficiência, compreendendo que além de recursos físicos ou técnicos são necessárias práticas de acessibilidade atitudinal, eficaz para eliminar as barreiras sociais, está entre as recomendações no texto.

No mesmo sentido, a publicação destaca a importância de contar com uma equipe diversa dentro dos museus. A ideia é formar um conselho que inclua pessoas com deficiência e profissionais do setor museológico para estabelecer as diretrizes e práticas de acessibilidade nas instituições. 

Autoria

O documento produzido pelo SISEM-SP é de autoria das antropólogas, Anahi Guedes de Mello e Olivia Von Der Weid, que coordenaram as oficinas do programa Sonhar o Mundo, ciclo 2022-2023, com o tema “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Deficiência e Acessibilidade em Museus.”

O sociólogo Marco Antonio Gavério também é autor do documento, disponível na íntegra aqui no site na seção “Conteúdos” – “Publicações do SISEM-SP”.

Sonhar o Mundo

As ações do Programa Sonhar o Mundo, em 2022, focaram na visibilidade e no protagonismo das pessoas com deficiência. O objetivo foi contribuir com informações sobre a acessibilidade nos museus do Estado de São Paulo.

Entre as atividades foram promovidos debates, campanhas e oficinas. Sempre com participação de profissionais ligados ao campo museal, ativistas da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, assim como pesquisadores, acadêmicos e demais interessados nos temas.

O Programa é uma das principais políticas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM- SP) em defesa dos Direitos Humanos e discussões correlacionadas, que incluam o campo museal e a cultura.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo