Divulgada programação de Agosto do Sistema Estadual de Museus

Postado em: 31 de julho de 2015 | Notícias

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” em Barretos

Período: de3 a 30/8/2015

A partir de 3 de agosto (segunda-feira), Barretos sedia a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”.  Em 32 banners, a exposição apresenta a história da estrada boiadeira da região noroeste paulista. Resgata os costumes e tradições dos boiadeiros que viajavam no lombo de mulas e cavalos, exibindo os vilarejos e personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e cultural. Além disso, apresenta imagens de municípios que estão às margens da centenária estrada. A exposição estará em cartaz na Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves.

Local: Estação Cultura Placidino Alves Gonçalves (Praça Conselheiro Antonio Prado, nº 555 – Barretos/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 13h
Informações: (17) 3324-4255
Entrada: gratuita

“Harald Schultz – Olhar Antropológico” em Junqueirópolis

Período: de 21/8 a 30/9/2015

A exposição, que entra em cartaz dia 21/8 (sexta-feira), reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros. Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Local: Museu Histórico Municipal (Praça da Estação Rodoviária s/n – Junqueirópolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; sábados das 8h às 11h
Informações: (18) 3841-2862
Entrada: gratuita

“Sinais: Heranças e Andanças” em Piraju

Período: de 29/8 a 25/10/2015

A cidade de Piraju (SP) recebe, a partir de 29/8 (sábado), a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do SISEM-SP com a ACAM Portinari.  A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu equipamentos de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. A itinerância evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais. 

Local: Centro de Convenções Professor Richardson Louzada (Avenida João Sebastião, s/nº – Piraju/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h e das 19h às 22h
Informações: (14) 3351-3622
Entrada: gratuita 

EM CARTAZ

“Small Word: o Mundo Microscópico” em Socorro

Período: até 1/8/2015

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Catavento Cultural e Educacional apresentam, até 1º de agosto, no Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz, em Socorro, a exposição “Small Word: O Mundo Microscópico”. A mostra apresenta as fotografias vencedoras do concurso internacional Small Word. As imagens são da edição de 2012 da competição, feita pela empresa Nikon. O concurso acontece anualmente desde 1974 e busca cliques inusitados do mundo microscópico que colocam em destaque detalhes que, às vezes, passam despercebidos. Em “Small World”, os visitantes são convidados a ampliar os conhecimentos e descobrir um mundo invisível aos olhos. Com entrada gratuita, o público pode conferir de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h.

Local: Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz (Rua Antônio Leopoldino, nº 185 – Socorro/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h
Informações: (19) 3895-8344
Entrada: gratuita

 “SER Imigrante: o Mesmo e o Outro” em São José do Rio Pardo

Período: até 3/8/2015

Até 3 de agosto (segunda-feira), o Museu da Imigração e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Pardo, realizam a mostra “SER Imigrante: o Mesmo e o Outro”. A exposição propõe ao visitante a experiência de ser um estrangeiro e enfrentar trâmites burocráticos ao entrar no país e entender o processo de deslocamento pela perspectiva da lei e os significados das palavras. Além de estimular uma reflexão sobre o conjunto de condições que determinam a aceitação ou não de quem migra para o Brasil, em caráter temporário ou permanente.

Local: Cine São Pedro – Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto (Rua Conselheiro Antonio Prado, nº 560, Centro – São José do Rio Pardo/SP)
Horário: segundas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30; terça-feira a domingo, das 8h às 11h30 e das 13h às 23h
Informações: (14) 3372-1227
Entrada: gratuita

“Sinais – Heranças e Andanças” em Botucatu

Período: até 9/8/2015

Até 9 de agosto (domingo), o Fórum das Artes, em Botucatu, recebe a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio da parceria do SISEM-SP com a ACAM Portinari. A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. Participaram da ação os municípios de Botucatu, Itapeva, Tatuí, Pratânia, Piraju, São Manoel, Votorantim e Salto. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Local: Fórum das Artes (R. Dom Lúcio, nº 51, Centro – Botucatu/SP)
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Informações: (14) 3882-1747
Entrada: gratuita

“Navio de Emigrantes” em São Pedro

Período: até 12/9/2015

O Sistema Estadual de Museus, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e o Museu Lasar Segall (MLS) levam a São Pedro a exposição itinerante “Navio de Emigrantes”. A mostra apresenta 20 reimpressões póstumas de obras de Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A mostra estará em cartaz no Museu Gustavo Teixeira, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524 – São Pedro/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h
Informações: (19) 3481-9205
Entrada: gratuita

exposição sinais em tatui 4Foto: Divulgação 

Centro de Convenções Professor Richardson Louzada, em Piraju, sedia a exposição

“Sinais – Heranças e Andanças”

 

OFICINA

 Oficina de “Educação Patrimonial” em Penápolis

Data: 17 e 18/8/2015

Coordenada pela museóloga Karina Alves, a oficina “Educação Patrimonial” tem como objetivo apresentar e discutir sobre educação patrimonial, seus conceitos, desenvolvimento e práticas em contextos contemporâneos. A oficina abordará as práticas de pesquisa e metodologias pertinentes ao tema, que oferecem subsídios ao trabalho dos profissionais de educação e cultura. O programa apresenta o assunto, por meio de produções e documentos de referência produzidos por órgãos e instituições ligadas à área, inserindo o tema no âmbito dos estudos das práticas de pesquisa sobre o patrimônio cultural e natural, à museologia, à memória, ao desenvolvimento local, aos territórios, às políticas públicas e à economia criativa.

Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Museu Memorialista Gláucia Maria Muçouçah de Castilho Brandão (Praça 9 de julho, 150, Centro – Penápolis/SP)
Informações: (18) 3652-5568
Inscrições: até 13/8, AQUI. Após a data, o cadastro acontece presencialmente no dia 17/8
Adesão: gratuita

 

CURSOS

“Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu

Módulo I: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”

Data: de 10 a 12/8/2015

A nova edição do Curso de Capacitação para Museus (CCM) será realizada em Botucatu (SP), a partir de 10 de agosto (segunda-feira), na Secretaria Municipal de Educação. O Curso é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O programa será desenvolvido ao longo de cinco meses com os módulos: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, “Documentação Museológica e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Ação Educativa e Comunicação Institucional” e “Elaboração de Projetos”.

Local: Secretaria Municipal de Educação (Praça Dom Luiz Maria de Santana, nº 176 (antigo seminário), Centro – Botucatu/SP)
Horário: das 10h às 17h30, com pausa de uma hora para almoço
Informações: (11) 3339-8111


Curso a distância “Introdução ao Trabalho em Museus”

Início das aulas: 20/8/2015

Fundamentado no manual prático “Como Gerir um Museu”, publicado pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria como Icom (Conselho Internacional de Museus) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, com o intuito de ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa. O programa utiliza a plataforma virtual da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), considerada de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC. 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo