Divulgada programação de Agosto do Sistema Estadual de Museus

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” em Barretos

Período: de3 a 30/8/2015

A partir de 3 de agosto (segunda-feira), Barretos sedia a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”.  Em 32 banners, a exposição apresenta a história da estrada boiadeira da região noroeste paulista. Resgata os costumes e tradições dos boiadeiros que viajavam no lombo de mulas e cavalos, exibindo os vilarejos e personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e cultural. Além disso, apresenta imagens de municípios que estão às margens da centenária estrada. A exposição estará em cartaz na Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves.

Local: Estação Cultura Placidino Alves Gonçalves (Praça Conselheiro Antonio Prado, nº 555 – Barretos/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 13h
Informações: (17) 3324-4255
Entrada: gratuita

“Harald Schultz – Olhar Antropológico” em Junqueirópolis

Período: de 21/8 a 30/9/2015

A exposição, que entra em cartaz dia 21/8 (sexta-feira), reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros. Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Local: Museu Histórico Municipal (Praça da Estação Rodoviária s/n – Junqueirópolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; sábados das 8h às 11h
Informações: (18) 3841-2862
Entrada: gratuita

“Sinais: Heranças e Andanças” em Piraju

Período: de 29/8 a 25/10/2015

A cidade de Piraju (SP) recebe, a partir de 29/8 (sábado), a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do SISEM-SP com a ACAM Portinari.  A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu equipamentos de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. A itinerância evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais. 

Local: Centro de Convenções Professor Richardson Louzada (Avenida João Sebastião, s/nº – Piraju/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h e das 19h às 22h
Informações: (14) 3351-3622
Entrada: gratuita 

EM CARTAZ

“Small Word: o Mundo Microscópico” em Socorro

Período: até 1/8/2015

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Catavento Cultural e Educacional apresentam, até 1º de agosto, no Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz, em Socorro, a exposição “Small Word: O Mundo Microscópico”. A mostra apresenta as fotografias vencedoras do concurso internacional Small Word. As imagens são da edição de 2012 da competição, feita pela empresa Nikon. O concurso acontece anualmente desde 1974 e busca cliques inusitados do mundo microscópico que colocam em destaque detalhes que, às vezes, passam despercebidos. Em “Small World”, os visitantes são convidados a ampliar os conhecimentos e descobrir um mundo invisível aos olhos. Com entrada gratuita, o público pode conferir de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h.

Local: Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz (Rua Antônio Leopoldino, nº 185 – Socorro/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h
Informações: (19) 3895-8344
Entrada: gratuita

 “SER Imigrante: o Mesmo e o Outro” em São José do Rio Pardo

Período: até 3/8/2015

Até 3 de agosto (segunda-feira), o Museu da Imigração e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Pardo, realizam a mostra “SER Imigrante: o Mesmo e o Outro”. A exposição propõe ao visitante a experiência de ser um estrangeiro e enfrentar trâmites burocráticos ao entrar no país e entender o processo de deslocamento pela perspectiva da lei e os significados das palavras. Além de estimular uma reflexão sobre o conjunto de condições que determinam a aceitação ou não de quem migra para o Brasil, em caráter temporário ou permanente.

Local: Cine São Pedro – Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto (Rua Conselheiro Antonio Prado, nº 560, Centro – São José do Rio Pardo/SP)
Horário: segundas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30; terça-feira a domingo, das 8h às 11h30 e das 13h às 23h
Informações: (14) 3372-1227
Entrada: gratuita

“Sinais – Heranças e Andanças” em Botucatu

Período: até 9/8/2015

Até 9 de agosto (domingo), o Fórum das Artes, em Botucatu, recebe a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio da parceria do SISEM-SP com a ACAM Portinari. A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. Participaram da ação os municípios de Botucatu, Itapeva, Tatuí, Pratânia, Piraju, São Manoel, Votorantim e Salto. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Local: Fórum das Artes (R. Dom Lúcio, nº 51, Centro – Botucatu/SP)
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Informações: (14) 3882-1747
Entrada: gratuita

“Navio de Emigrantes” em São Pedro

Período: até 12/9/2015

O Sistema Estadual de Museus, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e o Museu Lasar Segall (MLS) levam a São Pedro a exposição itinerante “Navio de Emigrantes”. A mostra apresenta 20 reimpressões póstumas de obras de Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A mostra estará em cartaz no Museu Gustavo Teixeira, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524 – São Pedro/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h
Informações: (19) 3481-9205
Entrada: gratuita

exposição sinais em tatui 4Foto: Divulgação 

Centro de Convenções Professor Richardson Louzada, em Piraju, sedia a exposição

“Sinais – Heranças e Andanças”

 

OFICINA

 Oficina de “Educação Patrimonial” em Penápolis

Data: 17 e 18/8/2015

Coordenada pela museóloga Karina Alves, a oficina “Educação Patrimonial” tem como objetivo apresentar e discutir sobre educação patrimonial, seus conceitos, desenvolvimento e práticas em contextos contemporâneos. A oficina abordará as práticas de pesquisa e metodologias pertinentes ao tema, que oferecem subsídios ao trabalho dos profissionais de educação e cultura. O programa apresenta o assunto, por meio de produções e documentos de referência produzidos por órgãos e instituições ligadas à área, inserindo o tema no âmbito dos estudos das práticas de pesquisa sobre o patrimônio cultural e natural, à museologia, à memória, ao desenvolvimento local, aos territórios, às políticas públicas e à economia criativa.

Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Museu Memorialista Gláucia Maria Muçouçah de Castilho Brandão (Praça 9 de julho, 150, Centro – Penápolis/SP)
Informações: (18) 3652-5568
Inscrições: até 13/8, AQUI. Após a data, o cadastro acontece presencialmente no dia 17/8
Adesão: gratuita

 

CURSOS

“Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu

Módulo I: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”

Data: de 10 a 12/8/2015

A nova edição do Curso de Capacitação para Museus (CCM) será realizada em Botucatu (SP), a partir de 10 de agosto (segunda-feira), na Secretaria Municipal de Educação. O Curso é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O programa será desenvolvido ao longo de cinco meses com os módulos: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, “Documentação Museológica e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Ação Educativa e Comunicação Institucional” e “Elaboração de Projetos”.

Local: Secretaria Municipal de Educação (Praça Dom Luiz Maria de Santana, nº 176 (antigo seminário), Centro – Botucatu/SP)
Horário: das 10h às 17h30, com pausa de uma hora para almoço
Informações: (11) 3339-8111


Curso a distância “Introdução ao Trabalho em Museus”

Início das aulas: 20/8/2015

Fundamentado no manual prático “Como Gerir um Museu”, publicado pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria como Icom (Conselho Internacional de Museus) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, com o intuito de ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa. O programa utiliza a plataforma virtual da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), considerada de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC.