Divulgada programação de outubro do SISEM-SP

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“As Cinzas da Quarta”, em Ribeirão
Período: de 3/10 a 1/11/2015

A partir de 3 de outubro (sábado), Ribeirão Preto (SP) sedia a exposição “As Cinzas de Quarta”, de Gabriel Quintão. Com uma série de fotografias captadas em um terreno da zona norte de São Paulo, onde as escolas de samba abandonam suas criações depois do desfile, a mostra retrata a fragilidade da felicidade do Carnaval e, sobretudo, o esforço dos foliões em sustentarem algo nascido pra morrer após 80 minutos. No mesmo dia, às 10 horas, acontece um bate-papo com o fotógrafo responsável pela exposição. A mostra estará em cartaz no Museu de Arte Pedro Manuel-Gismondi, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Local: Museu de Arte Pedro Manuel-Gismond (Rua Barão do Amazonas, nº 323 – Ribeirão Preto/SP)
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 ou 3491-0089
Entrada: gratuita

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, em Poloni
Período: de 5/10 a 5/11/2015

Começa em 5 de outubro (segunda-feira), na cidade de Poloni (SP), a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”. Em 32 banners, a exposição apresenta a história da estrada boiadeira da região noroeste paulista. A exposição exibe os costumes e tradições dos boiadeiros que viajavam no lombo de mulas e cavalos, exibindo os vilarejos e personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e cultural. Além disso, apresenta imagens de municípios que estão às margens da centenária estrada. A exposição estará em cartaz na Biblioteca Municipal João Guimarães Rosa.

Local: Biblioteca Municipal João Guimarães Rosa (Rua Rui Barbosa, s/n – Poloni/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h
Informações: (17) 3819-9900
Entrada: gratuita

“Harald Schultz – Um Olhar Antropológico”, em Araçatuba
Período: de 5/10 a 12/11/2015

A exposição, que entra em cartaz dia 5/10 (segunda-feira), reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros. Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Local: Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon (Rua Quinze de Novembro, nº 247, Centro – Araçatuba/SP)
Horário: de segunda-feira das 14h às 17h e de terça a sexta das 8h às 17h
Informações: (18) 3625-3392
Entrada: gratuita

“Cores do Xingu”, em São Sebastião
Período: de 30/10 a 10/12/2015

Em outubro, São Sebastião receberá uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. Ela apresenta imagens, produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O projeto tem como finalidade promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.

Local: Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Av. Dr. Altino Arantes, n° 130, Centro – São Sebastião/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados e feriados das 16h às 20h
Informações: (12) 3892-2621
Entrada: gratuita

EM CARTAZ

“Cores do Xingu”, em Cananéia
Período: até 22/10/2015

Cananéia sedia até 22 de outubro, uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. Ela apresenta imagens, produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O projeto tem como finalidade promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.

Local: Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski (Rua Tristão Lobo, nº 78, Centro – Cananéia/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Informações: (13) 3851-1930
Entrada: gratuita

DSC 0091
Foto: Divulgação / Imagem da exposição “Pelos Caminhos da Estrada Boaidadeira”

OFICINAS

“Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos”, em Ourinhos
Data: 15/10/2015 (quinta-feira)

A oficina apresentará elementos para a aplicação de projetos de conservação fotográfica, propondo um debate sobre os métodos e as técnicas de conservação preventiva dentro das necessidades e possibilidades de cada instituição. Além de abordar a identificação e a estrutura dos principais processos fotográficos, os agentes de deterioração, manuseio, acondicionamento, armazenamento, diagnóstico e plano de conservação também estarão em pauta. A ação será ministrada por Ana Paula Ferreira, assistente de conservação do Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som (Cemis), desde 2013. Ana já trabalhou em projetos de conservação na Fundação da Bienal de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e na Nestlé.

Local: Secretaria Municipal de Cultura – “Casa dos Ingleses” (Avenida Rodrigues Alves, 170 – Ourinhos/SP)
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: clique Aqui!
Informações: (14) 3302-3344
Vagas: 20
Adesão: gratuita

“Conservação Preventiva de Material Bibliográfico”, em Junqueirópolis
Data: 27/10/2015 (terça-feira)

A oficina abordará métodos de conservação preventiva de material bibliográfico como: manuseio, acondicionamento, higienização dos materiais e avaliação dos processos de deterioração. Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), em parceria com a Prefeitura de Junqueirópolis, em 27 de outubro (terça-feira), das 9h às 18h, na Biblioteca Municipal Prof. Jarbas de Barros Cezar, a atividade tem participação gratuita.

Horário: das 9h às 18h
Local: Biblioteca Municipal Prof. Jarbas de Barros Cezar (Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, 45, Centro – Junqueirópolis/SP) 
Inscrições: (Em breve aqui)
Vagas: 20
Informações: (18) 3842-2122
Adesão: gratuita

Oficina “Elaboração de Projetos Museológicos”, em Batatais
Data: 29 e 30/10/2015 (quinta e sexta-feira)

Em outubro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Batatais, promovem, nos dias 29 e 30 de outubro (quinta e sexta-feira), a oficina “Elaboração de Projetos Museológicos”. A oficina será ministrada por Paulo Nascimento, atualmente museólogo do Museu Lasar Segall e professor do Curso Técnico em Museologia, do Centro Paula Souza – Etec Parque da Juventude.

Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Auditório do Centro Cultural Professor Sergio Lauratto (Praça Barão do Rio Branco, s/nº, Centro, Batatais/SP)
Inscrições: até 23/10/2015; clique Aqui!
Vagas: 20
Informações: (16) 3761-2097
Adesão: gratuita

“Introdução à Preservação de Imagens em Movimento”, em Caraguatatuba
Data: 30/10/2015 (sexta-feira)

Em outubro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e a prefeitura, promovem, a oficina “Introdução à Preservação de Imagens em Movimento”, em Caraguatatuba. A oficina ministrada por Patrícia Lira, Supervisora do Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som, aborda os procedimentos básicos de conservação de películas cinematográficas, fitas magnéticas e disco s ópticos, como análise do material, higienização e local de guarda. Também serão vistos métodos de digitalização de imagens em movimento.

Horário: das 9h às 18h
Local: Videoteca Lúcio Braun, MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro – Caraguatatuba/SP)
Inscrições: museucaragua@gmail.com
Vagas: 20
Informações: (12) 3883-9989 ou (12) 3883-9188
Adesão: gratuita

CURSO

“Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu
Módulo III: Curadoria e Expografia
A nova edição do Curso de Capacitação para Museus (CCM) está sendo realizada em Botucatu (SP), desde agosto, na Secretaria Municipal de Educação. O Curso é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O programa será desenvolvido ao longo de cinco meses nos módulos: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, “Documentação Museológica e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Ação Educativa e Comunicação Institucional” e “Elaboração de Projetos”. Em outubro, os alunos participarão da terceira etapa, que será ministrada pelos professores Ana Paula Nascimento e Renato Baldin.
Data: de 5, 6 e 7/2015
Local: Secretaria Municipal de Educação (Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176 (antigo seminário), Centro – Botucatu/SP)
Horário: das 10h às 17h30, com pausa de uma hora para almoço
Informações: (11) 3339-8111