Disponíveis os vídeos do Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casa e Casas Históricas

Postado em: 25 de dezembro de 2020 | Destaques

Para quem não conseguiu se inscrever e participar da 14ª edição do Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, realizado no início de dezembro, a Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, que realiza o evento, disponibilizou na página do Acervo dos Palácios no Youtube os vídeos de abertura e dos quatro painéis que integraram a programação. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

Com a temática “Essência e significado no museu”, o objetivo do encontro foi promover a reflexão sobre a necessidade de procurar os conceitos de valor na escolha das formas de apresentar e representar o patrimônio cultural dos palácios, museus-casas e casas históricas e sobre suas relações com o público, destacando as particularidades das realidades sociais, culturais e econômicas locais.

A abertura propôs pensar sobre a necessidade de se (re)encontrar a missão dos museus e seus conceitos relativos de valor consideradas a partir das realidades sociais, culturais e econômicas. As apresentações e debates aconteceram em quatro painéis, que refletiram sobre a (re)descoberta de conceitos de valor para que sejam traçadas políticas de preservação; proteção e inovação, a aproximação de linguagens para as novas gerações e museus da América Latina no centro do debate.

Desse modo, o primeiro painel abordou questões atuais dos palácios e museus com os desafios em reencontrar sua essência, sua missão e, especialmente, o sentido de sua existência para as comunidades a que servem e o seu público visitante. No segundo, o binômio proteção + inovação, muitas vezes trazendo dificuldades entre as duas ações, no sentido de trazer soluções de uso e convivência. Já o terceiro painel teve como foco as questões de atualização das linguagens e as possibilidades de estreitar o diálogo com as novas gerações. O último painel trouxe para discussão questões de museus-casas latino-americanos.

O evento teve o apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Comunicação do Estado de São Paulo, Memorial da América Latina, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-BR) e Comitê Internacional para os Museus-Casas Históricas (DEMHIST-ICOM).

Fonte: Acervo dos Palácios

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo