2ª Roda de Conversa com Museus Históricos e Pedagógicos

Postado em: 25 de outubro de 2021 | Destaques

Para explorar ao máximo o potencial de transformação da pesquisa museológica nos Museus Históricos e Pedagógicos, tema da 2ª Roda de Conversa com Museus Históricos e Pedagógicos, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro, às 10h30, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, convidou profissionais experientes que compartilharam seus conhecimentos com os participantes.

O evento é realizado em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari. Os inscritos receberam o link de acesso via e-mail, no dia anterior ao evento.

A live teve a participação do professor Paulo César Garcez Marins (Universidade de São Paulo), Paula Paiva Ferreira (Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM/SEC), Davidson Kaseker (Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo – GTC/SISEM-SP), Angelica Fabbri (Diretora-executiva da Organização Social de Cultura ACAM Portinari) e Cláudia Ribeiro (Diretora do Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes).

Também participaram da Roda de Conversa os membros da Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP, Ana Carolina Xavier, Michael Argento e Otávio Balaguer.

Público-alvo

O encontro virtual é voltado às equipes de trabalho dos Museus Históricos e Pedagógicos, municipalizados ou em processo de municipalização, com o objetivo de dar continuidade à iniciativa de rearticulação dessas instituições, retomada com a 1ª Roda de Conversa, realizada no primeiro semestre de 2021. 

O público-alvo são os responsáveis diretos pela gestão de instituições nascidas na Rede de MHPs, integrantes das equipes de trabalho dessas instituições e pesquisadores de instituições correlatas aos Museus Históricos e Pedagógicos. Em virtude da alta procura advinda de profissionais externos à Rede para participação no primeiro encontro, as inscrições também estão abertas a todas as pessoas interessadas em participar do evento. 

Com a realização da Roda de Conversa, o SISEM-SP tem o objetivo de fortalecer a Rede de Museus Históricos e Pedagógicos, promovendo debates sobre assuntos relevantes à qualificação de suas ações de forma clara e dinâmica, além de incentivar a reflexão sobre a relevância da pesquisa em museus e sua primazia para o bom funcionamento da cadeia operatória museológica. 

Conheça os participantes

Paulo César Garcez Marins – Historiador, Doutor em História Social pela USP. Docente e membro do corpo de curadores do Museu Paulista da USP desde 2004. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP. Editor de Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde 2005. Atualmente, é chefe da Divisão de Acervo e Curadoria e Presidente da Comissão de Pesquisa do Museu Paulista. É membro do ICOM e do ICOMOS.

Paula Paiva Ferreira – Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, com curso de extensão universitária em Arqueologia e Gestão Patrimonial pela Universidade de Coimbra – Portugal e Universidade de Pisa – Itália e MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Museologia, Arqueologia, Educação Patrimonial, Comunicação, Gestão Patrimonial, Preservação e Conservação de Acervos. Foi museóloga do Museu Catavento e, atualmente, ocupa o cargo de coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Davidson Kaseker – Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP). Graduado em Letras pela USP. Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (ESP), em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e em Turismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina/MinTur). Atualmente, é pós-graduando em Gestão Estratégica da Sustentabilidade. Desde junho de 2013, é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC/SISEM-SP).

Angelica Fabbri – Museóloga (Corem 4R 129 II), Presidente do COREM 4R por 2 mandatos e Vice-Presidente por mais 2 mandatos. Filiada ao ICOM desde 1986, atualmente, é membro do Conselho Fiscal. Atua na área museológica desde 1984, ininterruptamente. Especialista em Arte Educação e Museu pela Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, Pós-Graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, possui Mestrado Profissional (MBA) em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2009, é diretora-executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – Organização Social de Cultura, parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Cláudia Ribeiro – É mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua desde 2014 como gestora do Museu Major Novaes, é responsável pela construção do Projeto Museográfico e curadoria das exposições organizadas pela instituição. Implementou a proposta “Museu de todos, museu para todos” no intuito de promover uma maior participação da comunidade.

Michael Argento – É Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (2013) e técnico em Museologia pelo Centro Paula Souza (2009). Atuou no serviço educativo do Museu da Energia de São Paulo entre 2010 e 2013, assumindo a coordenação da instituição até outubro de 2014. Atualmente, exerce a função de Assistente de Ações Técnicas na Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

Otávio Balaguer – Museólogo, Mestre em Museologia e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Museus na América Latina (LAPEMAL) e membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Atua como técnico da equipe de apoio ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) da ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Ana Carolina Xavier – Museóloga, Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (2014), licenciada em Artes (2011) e bacharel em Artes Visuais (2008) pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, possui formação técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual Parque da Juventude (2009) e em Design Gráfico pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos (2005). Detém experiência profissional na área de Museologia, com ênfase em Planejamento Museológico e Gestão de Acervos. Desde outubro de 2010 é Assistente de Ações Técnicas da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo