Confira os destaques da programação de setembro do Sistema Estadual de Museus

Postado em: 8 de setembro de 2015 | Notícias

DSC 0091
Foto: Divulgação 

Casa de Cultura, em Guaíra, sedia a exposição

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Fazendas Paulista: Patrimônio Cultural Rural”, em Ituverava
Período: de 1 a 13/9/2015
O SISEM-SP e o Museu do Café de Santos realizam, em Ituverava, a itinerância “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”, com fotos do Haroldo Palo Jr. O conteúdo relata, por meio de fotografias e de textos, o passado e o presente de dezesseis propriedades históricas do interior de São Paulo. A arquitetura, a decoração, os espaços de produção e transformação do café, e a maneira de vida das famílias proprietárias e dos trabalhadores, compõem diferentes formas de leitura sobre a história do café, do Estado e do país.
Local: Centro Cultural de Ituverava (Praça Dr. Antônio Teodoro Lima, s/nº, Ituverava/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (16) 3839-1147
Entrada: gratuita

“Cores do Xingu”, em Cananéia
Período: 12/9 a 22/10/2015
A partir de 12 de setembro (sábado), Cananéia receberá uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. Ela apresenta imagens, produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O projeto tem como finalidade promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.
Abertura: 11/9 (sexta-feira), às 9h
Local: Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski (Rua Tristão Lobo, nº 78, Centro – Cananéia/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Informações: (13) 3851-1930
Entrada: gratuita

“Navio de Emigrantes”, em Santos
Período: 17/9 a 8/11/2015
O Sistema Estadual de Museus, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e o Museu Lasar Segall (MLS) levam a Santos a exposição itinerante “Navio de Emigrantes”. A mostra apresenta 20 reimpressões póstumas de obras de Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A mostra estará em cartaz na Galeria de Arte Patrícia Galvão, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.
Local: Galeria de Arte Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, nº 48, 3º andar)- Santos/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, das 13h às 18h
Informações: (13) 3226-8011
Entrada: gratuita

EM CARTAZ

“Navio de Emigrantes”, em São Pedro
Período: até 12/9/2015
A mostra “Navio de Emigrantes”, em cartaz em São Pedro até 12 de setembro (sábado), apresenta 20 reimpressões póstumas de obras de Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A mostra estará em cartaz no Museu Gustavo Teixeira, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524 – São Pedro/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h
Informações: (19) 3481-9205
Entrada: gratuita

“Harald Schultz – Um Olhar Antropológico”, em Junqueirópolis
Período: até 30/9/2015
A exposição, em cartaz em Junqueirópolis até 30 de setembro (quarta-feira), reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros. Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.
Local: Museu Histórico Municipal (Praça da Estação Rodoviária s/nº – Junqueirópolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados das 8h às 11h
Informações: (18) 3841-2862
Entrada: gratuita

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, em Guaíra
Período: até 1/10/2015
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), apresenta, até 1 de outubro, a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, em Guaíra. A exposição exibe os costumes, tradições, vilarejos, personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e como eles contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural.
Local: Casa de Cultura (Av. Gabriel Garcia Leal, s/nº – Lago Maraca – Guaíra/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Informações: (17) 3332-1485
Entrada: gratuita

“Sinais: Heranças e Andanças”, em Piraju
Período: até 25/10/2015
A cidade de Piraju (SP) recebe, até 25/10, a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do SISEM-SP com a ACAM Portinari. A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. A itinerância evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais.
Local: Centro de Convenções Professor Richardson Louzada
(Avenida João Sebastião, s/n – Piraju/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h e das 19h às 22h
Informações: (14) 3351-3622
Entrada: gratuita

SEMINÁRIO

Seminário “Educomunicação: o audiovisual como um instrumento educativo”
Data: 28 de Setembro
O Museu Catavento e o Sistema Estadual de Museu (SISEM-SP) apresentam o Seminário “Educomunicação: o audiovisual como um instrumento educativo”. A programação busca discutir as possibilidades e os limites do audiovisual como ferramenta de divulgação do conhecimento. A partir do conceito “Educomunicação”, pretende-se observar de que forma os meios de comunicação agem nos ambientes educativos e como eles podem contribuir no desenvolvimento educacional, na formação de público e na capacidade de expressão da sociedade enquanto indivíduos e em grupo.
Local: Auditório do Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulysses Guimarães, s/nº – Brás, São Paulo/SP)
Horário: das 9h30 às 15h30
Vagas: 150
Inscrições: até 23/9/2015, no www.sisemsp.org.br

CURSO

2º Curso de Introdução à Operação de Estúdio de TV
Datas: 14, 21 e 28 de Setembro
O Museu Catavento e o Sistema Estadual de Museu (SISEM-SP) apresentam o 2º Curso de Introdução à Operação de Estúdio de TV. A ação, voltada para monitores, mediadores, educadores e interessados em geral, apresentará as diversas etapas da produção em um estúdio de TV, tais como luz, som e direção, dotando os participantes de referências imprescindíveis para apropriação da linguagem audiovisual. As inscrições devem ser feitas até 9 de setembro (quarta-feira).
Local: Estúdio de TV do Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulysses Guimarães, s/nº – Brás, São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 13h
Vagas: 30
Inscrições: até 9/9/2015, no www.sisemsp.org.br

“Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu
Módulo II: Documentação Museológica e Conservação Preventiva
Data: de 14, 15 e 16/9/2015
A nova edição do Curso de Capacitação para Museus (CCM) está sendo realizada em Botucatu (SP), desde agosto, na Secretaria Municipal de Educação. O Curso é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O programa será desenvolvido ao longo de cinco meses nos módulos: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, “Documentação Museológica e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Ação Educativa e Comunicação Institucional” e “Elaboração de Projetos”. Em setembro, os alunos participarão da segunda etapa, que será ministrada pelas professoras Marilúcia Botallo e Andrea Zabrieszack.
Local: Secretaria Municipal de Educação (Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176 (antigo seminário), Centro – Botucatu/SP)
Horário: das 10h às 17h30, com pausa de uma hora para almoço
Informações: (11) 3339-8111

Curso a distância “Introdução ao Trabalho em Museus”
Fundamentado no manual prático “Como gerir um museu”, publicado pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria como Icom (Conselho Internacional de Museus) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, com o intuito de ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa. O programa utiliza a plataforma virtual da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), considerada de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo