Confira os destaques da programação de setembro do Sistema Estadual de Museus

DSC 0091
Foto: Divulgação 

Casa de Cultura, em Guaíra, sedia a exposição

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Fazendas Paulista: Patrimônio Cultural Rural”, em Ituverava
Período: de 1 a 13/9/2015
O SISEM-SP e o Museu do Café de Santos realizam, em Ituverava, a itinerância “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”, com fotos do Haroldo Palo Jr. O conteúdo relata, por meio de fotografias e de textos, o passado e o presente de dezesseis propriedades históricas do interior de São Paulo. A arquitetura, a decoração, os espaços de produção e transformação do café, e a maneira de vida das famílias proprietárias e dos trabalhadores, compõem diferentes formas de leitura sobre a história do café, do Estado e do país.
Local: Centro Cultural de Ituverava (Praça Dr. Antônio Teodoro Lima, s/nº, Ituverava/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (16) 3839-1147
Entrada: gratuita

“Cores do Xingu”, em Cananéia
Período: 12/9 a 22/10/2015
A partir de 12 de setembro (sábado), Cananéia receberá uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. Ela apresenta imagens, produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O projeto tem como finalidade promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.
Abertura: 11/9 (sexta-feira), às 9h
Local: Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski (Rua Tristão Lobo, nº 78, Centro – Cananéia/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Informações: (13) 3851-1930
Entrada: gratuita

“Navio de Emigrantes”, em Santos
Período: 17/9 a 8/11/2015
O Sistema Estadual de Museus, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e o Museu Lasar Segall (MLS) levam a Santos a exposição itinerante “Navio de Emigrantes”. A mostra apresenta 20 reimpressões póstumas de obras de Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A mostra estará em cartaz na Galeria de Arte Patrícia Galvão, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.
Local: Galeria de Arte Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, nº 48, 3º andar)- Santos/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, das 13h às 18h
Informações: (13) 3226-8011
Entrada: gratuita

EM CARTAZ

“Navio de Emigrantes”, em São Pedro
Período: até 12/9/2015
A mostra “Navio de Emigrantes”, em cartaz em São Pedro até 12 de setembro (sábado), apresenta 20 reimpressões póstumas de obras de Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A mostra estará em cartaz no Museu Gustavo Teixeira, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524 – São Pedro/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h
Informações: (19) 3481-9205
Entrada: gratuita

“Harald Schultz – Um Olhar Antropológico”, em Junqueirópolis
Período: até 30/9/2015
A exposição, em cartaz em Junqueirópolis até 30 de setembro (quarta-feira), reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros. Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.
Local: Museu Histórico Municipal (Praça da Estação Rodoviária s/nº – Junqueirópolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados das 8h às 11h
Informações: (18) 3841-2862
Entrada: gratuita

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, em Guaíra
Período: até 1/10/2015
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), apresenta, até 1 de outubro, a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, em Guaíra. A exposição exibe os costumes, tradições, vilarejos, personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e como eles contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural.
Local: Casa de Cultura (Av. Gabriel Garcia Leal, s/nº – Lago Maraca – Guaíra/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Informações: (17) 3332-1485
Entrada: gratuita

“Sinais: Heranças e Andanças”, em Piraju
Período: até 25/10/2015
A cidade de Piraju (SP) recebe, até 25/10, a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do SISEM-SP com a ACAM Portinari. A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. A itinerância evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais.
Local: Centro de Convenções Professor Richardson Louzada
(Avenida João Sebastião, s/n – Piraju/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h e das 19h às 22h
Informações: (14) 3351-3622
Entrada: gratuita

SEMINÁRIO

Seminário “Educomunicação: o audiovisual como um instrumento educativo”
Data: 28 de Setembro
O Museu Catavento e o Sistema Estadual de Museu (SISEM-SP) apresentam o Seminário “Educomunicação: o audiovisual como um instrumento educativo”. A programação busca discutir as possibilidades e os limites do audiovisual como ferramenta de divulgação do conhecimento. A partir do conceito “Educomunicação”, pretende-se observar de que forma os meios de comunicação agem nos ambientes educativos e como eles podem contribuir no desenvolvimento educacional, na formação de público e na capacidade de expressão da sociedade enquanto indivíduos e em grupo.
Local: Auditório do Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulysses Guimarães, s/nº – Brás, São Paulo/SP)
Horário: das 9h30 às 15h30
Vagas: 150
Inscrições: até 23/9/2015, no www.sisemsp.org.br

CURSO

2º Curso de Introdução à Operação de Estúdio de TV
Datas: 14, 21 e 28 de Setembro
O Museu Catavento e o Sistema Estadual de Museu (SISEM-SP) apresentam o 2º Curso de Introdução à Operação de Estúdio de TV. A ação, voltada para monitores, mediadores, educadores e interessados em geral, apresentará as diversas etapas da produção em um estúdio de TV, tais como luz, som e direção, dotando os participantes de referências imprescindíveis para apropriação da linguagem audiovisual. As inscrições devem ser feitas até 9 de setembro (quarta-feira).
Local: Estúdio de TV do Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulysses Guimarães, s/nº – Brás, São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 13h
Vagas: 30
Inscrições: até 9/9/2015, no www.sisemsp.org.br

“Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu
Módulo II: Documentação Museológica e Conservação Preventiva
Data: de 14, 15 e 16/9/2015
A nova edição do Curso de Capacitação para Museus (CCM) está sendo realizada em Botucatu (SP), desde agosto, na Secretaria Municipal de Educação. O Curso é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O programa será desenvolvido ao longo de cinco meses nos módulos: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, “Documentação Museológica e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Ação Educativa e Comunicação Institucional” e “Elaboração de Projetos”. Em setembro, os alunos participarão da segunda etapa, que será ministrada pelas professoras Marilúcia Botallo e Andrea Zabrieszack.
Local: Secretaria Municipal de Educação (Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176 (antigo seminário), Centro – Botucatu/SP)
Horário: das 10h às 17h30, com pausa de uma hora para almoço
Informações: (11) 3339-8111

Curso a distância “Introdução ao Trabalho em Museus”
Fundamentado no manual prático “Como gerir um museu”, publicado pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria como Icom (Conselho Internacional de Museus) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, com o intuito de ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa. O programa utiliza a plataforma virtual da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), considerada de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC.