Fique por dentro da programação de Abril/2016 do SISEM-SP

Postado em: 1 de abril de 2016 | Notícias

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Mais um Corre” – Itápolis                                             

Período: de 1/4 a 17/5/2016

O SISEM-SP, a ACAM Portinari e a Prefeitura de Itápolis (SP), promovem a exposição “Mais um Corre”. A mostra, em cartaz no Centro de Convivência, consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos (SP). As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços socioassistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas.

Local: Centro de Convivência (Av. Presidente Valentim Gentil, nº 734 – Itápolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30
Informações: (16) 3262-2218
Entrada: gratuita

Mais um corre ok

“Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang” – Ilha Solteira

Período:  de 4/4 a 22/4/2016

Ilha Solteira recebe, a partir de 4 de abril (segunda-feira), a exposição “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”. Em exibição no Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato, a mostra é realizada pelo SISEM-SP e o Catavento Cultural e Educacional, em parceria com a Prefeitura. Com curadoria de Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), a itinerância leva o visitante a explorar o Universo em uma viagem pela história da Terra como a conhecemos ao Big Bang, por meio de 20 painéis fotográficos.

Local: Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato (Praça dos Paiaguás, nº 135, módulo L3 – Ilha Solteira/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Informações: (18) 3743-6099
Entrada: gratuita

“Ptaki” – Cananéia

Período: de 10/4 a 8/5/2016

A partir de 10/4, o Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski, em Cananéia (SP), recebe a instalação inédita “Ptaki”. Concebida pelo autor Jan Brasil como forma de externar as lembranças de um ato que cometeu aos 13 anos, a instalação é a narrativa de tais lembranças e do seu sentimento de culpa, materializada em seis composições que ele chama de “objetos-poemas”.

Local: Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski (Rua Tristão Lobo, n° 78 – Cananéia/ SP)
Horário: de terças a domingos, das 9h às 18h
Informações: (13) 3851-1930
Entrada: gratuita

“Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarr’ e costumes de ‘interiorr’” – Piracicaba

Período: de 16/4 a 22/5/2016

Piracicaba (SP) recebe de 16 de abril a 22 de maio a exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarr’ e costumes de ‘interior’”, que pretende disseminar conhecimento sobre a verdadeira identidade e o repertório caipira, valorizando a tradição local e preservando a memória cultural. A mostra fica disponível de terça a sexta, 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, 12h às 16h, no Museu Prudente de Moraes. 

Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641 – Piracicaba/SP)
Horário: de terça a sexta, 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, 12h às 16h
Informações: (19) 3422-3069
Entrada: gratuita

“Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang” -Andradina

Período:  de 25/4 a 13/5/2016

A partir de 25 de abril (segunda-feira), Andradina recebe a exposição “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”. Em exibição no Centro Cultural e Biblioteca Municipal, a mostra é realizada pelo Sistema SISEM-SP e o Catavento Cultural e Educacional, instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. Com curadoria de Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), a itinerância leva o visitante a explorar o Universo em uma viagem pela história da Terra como a conhecemos ao Big Bang, por meio de 20 painéis fotográficos.

Local: Centro Cultural Pioneiros de Andradina (Av. Barão do Rio Branco, s/nº, Centro – Andradina/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (18) 3723-4877
Entrada: gratuita

EM CARTAZ

“Gorlovka, 1951” – Buritama

Período: até 8/4/2016 

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e a Prefeitura de Buritama (SP), o SISEM-SP promove até 8 abril, a exposição fotográfica “Gorlovka, 1951”. A mostra reúne fotografias realizadas no ano de 2011, em um decadente palácio da era soviética, encontrado abandonado na cidade de Donestsk, na Ucrânia.

Local: Centro Cultural Graciliano Ramos (Praça Dom Lafayete Libano, nº 16, Centro – Buritama/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Informações: (18) 3691-1740
Entrada: gratuita

“Sinais, Heranças e Andanças” – Pratânia

Período: até 22/4/2016

Com recursos do Governo de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com o apoio da Prefeitura, a mostra poderá ser vista pelo público até 22 de abril, de quarta a sexta, 9h as 18h. Na montagem, além de materiais que representam todas as instituições participantes, o público verá a contribuição local homenageando a dupla “Tonico e Tinoco”, ícones da cidade, e a que faz menção a um importante momento do desenvolvimento do município, o pouso dos tropeiros. A música Tropeiros estará representada em várias mídias, com foto, texto e áudio.

Local: Espaço deMúltiplo Uso Odila Coca (Rua Antonio Carlos R. Vaz de Almeida, s/nº – Pratânia/SP)
Horário: de quarta a sexta, 9h as 18h
Entrada: gratuita

“Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto” – Mirassol

Período: até 29/4/2016

Até 29/4, Mirassol (SP) recebe a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”, por meio da parceria em entre a ACAM Portinari e o SISEM-SP. A mostra está em cartaz no Museu Municipal Jezualdo D’Oliveira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo. 

Local: Museu Municipal Jezualdo D’Oliveira (Rua Rui barbosa, 2170, Centro – Mirassol/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (17) 3242-6244
Entrada: gratuita

“Aurelino dos Santos: frente ao mar do infinito” – Sorocaba

Período: até 29/4/2016

Com a curadoria de Tiago Mesquita, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro (IIPB) e a Prefeitura de Sorocaba apresentam, até 29/4, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), a mostra “Aurelino dos Santos: frente ao mar do infinito”. O projeto da itinerância foi premiado no edital do Programa de Ação Cultural para Museus (ProAC), na modalidade de “Difusão de Acervos”.

Local: Macs (Avenida Dr. Afonso Vergueiro, nº 280, no Centro- Sorocaba/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Informações: (15) 3233-1692  
Entrada: gratuita

OFICINAS

“Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus” – São Carlos

Período: 14 e 15/4/2016 (quinta e sexta-feira)

O SISEM-SP e a ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura de São Carlos (SP), promovem, nos dias 14 e 15 de março, das 9h às 17h, a oficina “Elaboração de Projetos Culturais – Editais ProAC de Museus”. Atividade acontece no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. De forma objetiva e prática, o programa pretende capacitar os participantes para a elaboração de projetos culturais, utilizando as regras e a formatação exigida nos editais de museus do Programa de Ação Cultural (ProAC) como embasamento para produção de forma geral.

Local: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP (Avenida Trabalhador São-carlense, nº 400 – Sala 4-112, Sala da Congregação, primeiro andar do Bloco ICMC-4, no Centro)
Horário: das 9h às 12h; e das 13h às 17h
Inscrições: AQUI (de 1 a 10/4)

“Conservação Preventiva de Material Bibliográfico” – Guararema

Data: 18/4/2016 (segunda-feira)

O SISEM-SP e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), em parceria com a Prefeitura de Guararema (SP), promovem, no dia 18 de abril (segunda-feira), a oficina “Conservação Preventiva de Material Bibliográfico”. Destinada aos profissionais da área museológica e cultural, a atividade acontece gratuitamente na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo. O programa abordará métodos de conservação preventiva de materiais bibliográficos como manuseio, acondicionamento, higienização dos materiais e avaliação dos processos de deterioração, além de conteúdo histórico sobre a origem e usos de suportes para escrita.

Local: Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo (Rua 19 de Setembro, nº 233, Centro – Guararema/SP)
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: AQUI
Informação: (11) 3339-8208 | 4695-3871
Adesão: gratuita

“Concepção de Exposição – uma relação entre o acervo e o campo das ideias” – Piracicaba

Período: 25 e 26/4/2016 (segunda e terça-feira)

O curso visa proporcionar os fundamentos aplicados ao desenho espacial da exposição, a sua museografia, alinhados aos processos metodológicos e procedimentos técnicos, no que toca a conservação do acervo, acessibilidade, mas principalmente a utilização de recursos simples e diferentes tipos de materiais para a montagem de exposições, tais como, tecidos, plásticos, potes de vidro, latas de metal, etc., tão em voga nas exposições dos grandes museus.

Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641 – Piracicaba/SP)
Inscrições: 15 a 20/4/20116

* Assessoramento Técnico e Capacitação (Asteca)

“Diretrizes para Implantação e Gestão de Museus” – Santo André

Período: 1, 14, 15, 28 e 29/4/2016

A ação, que tem como objetivo oferecer capacitação e assessoria técnica com foco na implantação e gestão de museus, é direcionada a gestores municipais da cultura e gestores e funcionários de instituições museológicas. Visando o desenvolvimento de parâmetros e formulação de diretrizes para a estruturação e gestão da instituição que sediará a ação. A expectativa é que os participantes provenientes de outras instituições utilizem os conteúdos e as práticas para melhorias em seus museus.

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, nº 414, no Centro – Santo André/SP) 
Horário: das 9h às 16h
Informações: (11) 3339-8111

“Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus” – Bauru

Período: 18 19 e 20/4/2016

Nesta edição, o foco será capacitar os participantes para a criação de programas, projetos e ações educativas. A ação tem por objetivos assessorar e orientar para a sistematização de um programa educativo na instituição sede, oferecendo  noções básicas de gestão, administração e controle de informações, além de desenvolver estratégias de ampliação de público e auxiliar na extroversão do acervo por meio de roteiros, atividades e materiais educativos.

Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru (Rua 1 de agosto, quadra 1, no Centro)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (11) 3339-8111

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo