Conferências do EPM2020 provocam reflexões para além da área museológica

Postado em: 19 de novembro de 2020 | Destaques

Apresentações virtuais integram a abertura e o encerramento da programação do evento

Trazer provocações e incentivar a reflexão para além da área museológica. Essas são as expectativas das conferências que integram a programação do Encontro Paulista de Museus (EPM2020), que será realizado de 23 a 27 de novembro pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a organização social de cultura ACAM Portinari.

Com a temática “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”, o evento reunirá profissionais de museus, gestores públicos de cultura, pesquisadores, ativistas, estudantes e interessados para a troca de experiências e debates de forma virtual.

O Encontro tem como premissa ser um local para a troca de experiências, de escuta e de intercâmbio entre pessoas e estabelecer duas conferências na programação, no início e no final do evento, não foi por acaso. A ideia para as conferências segue num roteiro de reflexão. Inicia-se com uma provocação vinda de alguém de fora da área museal, com o intuito de chamar a atenção para além dos muros do museu. Alguém que tivesse uma experiência e pudesse expor seu lugar de fala.

Ellen Oléria foi convidada para esta abertura, pois traz reflexões interseccionais que abrangem questões étnicas, de gênero e sexualidade. Sua conferência será no dia 23, às 10h50. A palestra para um País racista onde ninguém se declara racista será proferida pela cantora e compositora de Brasília, onde se formou em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Com mais de 15 anos na estrada da música, a artista acumula prêmios em festivais, cinco discos lançados e turnês realizadas pelo Brasil e mundo afora.

Ao longo da semana, as discussões prosseguem nas diversas atividades do evento, cuja programação está disponível na íntegra aqui, sempre tangenciando questões prementes da  sociedade por meio de reflexões de profissionais da área e também de diversas outras áreas. “Porque o que se pretende é arejar as discussões, evitar o ‘ensimesmamento’ de profissionais de museus falando para profissionais de museus sobre museus. O que se quer é discutir problemas reais da sociedade trazidos por vozes externas ao mundo dos museus, mas que possam alimentar as reflexões dos profissionais de museus”, explica Luiz Mizukami, um dos curadores do EPM2020.

E para encerrar o Encontro, no dia 27 de novembro, às 15h, será realizada a conferência com Bruno Brulon, presidente do Comitê Internacional para a Museologia (ICOFOM) do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que trata sobre teoria museológica e também integra as discussões que trarão a nova definição de museus.

A apresentação de Brulon explora as raízes da crise atual dos museus na sua história pós-colonial, buscando entender o desenvolvimento contemporâneo dos museus em dois movimentos: primeiro pensando os museus e a museologia como ferramentas que auxiliam a sair das crises sociais enfrentadas; num segundo momento, buscando compreender a própria crise dos museus em seus fundamentos políticos no presente.

Bruno Brulon é professor de Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Doutor em Antropologia (2012) e em História (2019) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O EPM2020 será exibido pelo canal do SISEM-SP no Youtube, com transmissão direta em tempo real, com possibilidade de interação ao vivo. Quem deseja receber o certificado de participação precisa se inscrever gratuitamente até 22 de novembro, no link https://www.sisemsp.org.br/epm/inscricoes/.

Realizado pela primeira vez de forma totalmente virtual, o evento contará com recursos inclusivos como legendagem e tradução na Língua de Sinais (Libras). Após o evento, toda a programação permanecerá no canal do SISEM-SP no YouTube.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus – EPM2020

De 23 a 27 de novembro

Transmissão:  canal do SISEM-SP no Youtube

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo