Canal do SISEM-SP no Youtube disponibiliza vídeos das oficinas dos Encontros Paulistas de Museus itinerante

Você sabia que é possível assistir às oficinas dos Encontros Paulistas de Museus itinerante (EPMi) de 2019 quando e onde quiser?  No Youtube, o canal do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, disponibiliza gratuitamente os vídeos das oficinas “Gestão de segurança de acervo” e “Rotinas de manutenção em museus”, ambas especialmente pensadas para atender às necessidades dos profissionais de museus das seis macrorregiões em que o EPMi foi realizado.

Os parâmetros relativos à “gestão e governança” e “infraestrutura e segurança” presentes no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) serviram como base para a programação do evento.

Ministrada pela equipe da ACAM Portinari, a oficina “Gestão de segurança de acervo” detalha o CEM-SP e seus parâmetros, em especial os que dizem respeito à segurança de acervos. Na atividade, são debatidos os conceitos que pautam cada um desses parâmetros e como abordá-los adequadamente durante o preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral do CEM-SP.

Na oficina “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis (Fundação Energia e Saneamento) o foco é apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreender os diferentes tipos de ações realizadas e o planejamento necessário para que tudo ocorra de forma segura.

Os interessados em se aprofundar na troca de informações realizadas durante os EPMi também poderão assistir aos vídeos das conferências e painéis que compuseram a programação do primeiro dia de cada edição Encontro. Além do Youtube, esses materiais estão disponíveis no site do SISEM-SP, no link https://www.sisemsp.org.br/canal-epm/.

“De certa forma, as oficinas complementam o que foi debatido nos painéis e conferências que compuseram os EPMis. Elas referenciam a situações práticas dos museus, capacitando quem assiste a qualificar a rotina de suas instituições”, diz o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Confira os vídeos na íntegra na galeria abaixo:

Fonte: SISEM-SP