O que é museu? A pergunta foi o mote da primeira campanha do ano realizada pelo SISEM-SP, que alcançou um público de 23913 pessoas. Em seus canais de comunicação, a organização trouxe conceitos, histórias e curiosidades acerca do tema. O intuito foi informar e instigar reflexões e o debate em torno do campo museal.
Em cada publicação os seguidores puderam conferir diferentes aspectos relacionados aos museus, como o seu surgimento, as mudanças ao longo da história, os profissionais que atuam nas instituições e o que pode vir a ser uma peça museológica. A sequência de publicações está disponível no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, mas segue abaixo um resumo da série.
A publicação apresentou uma linha histórica com as principais mudanças dos museus ao longo do tempo. Com o passar dos séculos, os espaços museológicos passaram de um lugar voltado para a elite – com exibições de objetos exóticos – para um local de conhecimento, reflexões e experiências relacionadas ao ser humano, o mundo e a organização social.
Confira a postagem:
A segunda publicação da campanha abordou as etapas pelas quais um objeto passa até ser integrado ao acervo museológico. Também sobre os bastidores, mostramos de onde vêm essas peças.
Confira a postagem:
Você já se perguntou quem são os profissionais que atuam em um museu? A resposta está na terceira publicação da série, mostrando que há uma diversidade de especialistas atuando nos espaços museológicos.
Confira a postagem:
Dentro dos museus, os objetos tornam-se testemunhos de uma sociedade. Com o passar do tempo muitas peças comuns podem vir a fazer parte de uma coleção museológica. Para exemplificar, a quarta publicação da campanha apresentou a história da Coleção Nosso Sagrado atualmente no Museu da República e do Chinelo achado na restauração do Museu do Ipiranga.
Confira a postagem:
A publicação apresentou as definições oficiais de museus ao longo do tempo propostas pelo ICOM. Em 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, listamos esses conceitos de museus de 1946 a 2022.
Confira a postagem:
“O Guia para uma ida ao Museu”, que encerrou a campanha, apresentou dicas de como se preparar para visitar uma instituição museológica. Além disso, buscou chamar a atenção dos museus para importância de fornecer todas as informações necessárias para uma boa experiência do visitante.
Em breve o SISEM-SP inicia uma nova campanha, com muito conteúdo informativo e curioso sobre o universo da museologia.
Confira e anote todas as dicas:
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House