Caçapava recebe o 9º (RE)Encontro da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social

Postado em: 4 de abril de 2019 | Destaques

O Espaço Cultural “De Já Hoje” recebe, no dia 6 de abril, o 9º (RE)Encontro da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social (REMMUS-SP), em Caçapava, no Vale do Paraíba.

Com entrada aberta a todos os interessados, o evento, realizado das 9h às 16h30, contará com diversificada programação que contemplará a visita ao espaço, um bate-papo com os membros da rede sobre seus princípios e formas de atuação, além de um almoço caipira.

Haverá ainda a participação especial de duas folias de reis: a “Folia de Reis da Mantiqueira”, de Taubaté e a “Folia de Reis da Paróquia Nossa Senhora da Esperança”, de Caçapava, que encerrarão o encontro.

Criada em 2014 com o objetivo de favorecer a colaboração entre as comunidades, trabalhadores, estudantes e educadores dedicados a iniciativas cidadãs no campo da memória e do patromônio, mobilizar e potencializar ações, projetos e iniciativas orientadas de forma colaborativa e participativa, a REMMUS-SP vai ao Vale do Paraíba para estimular a criação de laços e afetividades entre agentes e iniciativas, a fim de torná-las mais fortes e resistentes no que se refere à preservação das memórias e patrimônios relacionados à cultura popular e à museologia social.

O Espaço Cultural “De Já Hoje” é um museu-casa ou “ecomuseu”, como sua fundadora, Darcy Breves de Almeida define. O local foi criado por ela intuitivamente em sua residência e é repleto de objetos e testemunhos culturais da população local.

Serviço:

9º (RE)Encontro da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social

06/04, sábado, das 9h às 16h30

Espaço Cultural “De Já Hoje”

Rua Coronel João Moreira da Costa, 261, Vila Rezende, Caçapava (SP).

Obs.: O café da manhã será coletivo, traga algo para compartilhar. Pede-se uma contribuição de cada participante para o almoço.

Fonte: Rede SP de Memória e Museologia Social

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo