COMUNICADO – SISEM-SP tem nova diretora

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, vem por meio desta informar que, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado de 22 de dezembro de 2021, a Museóloga Renata Cittadin foi nomeada para assumir o cargo de diretora técnica do Grupo de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP) em decorrência da exoneração de Davidson Panis Kaseker, que esteve à frente do cargo por mais de sete anos.

O SISEM-SP agradece a dedicação e contribuição de Davidson no aprimoramento do setor museal e dá as boas-vindas à Renata.

“Sendo o primeiro sistema público de museus e com atuação contínua há 35 anos, o trabalho do SISEM-SP é reconhecido no campo museal, muitas vezes tornando-se referência. Este reconhecimento só é possível por conta do trabalho técnico persistente e resiliente de muitos profissionais. Desde sua criação, em 1986, o SISEM-SP pôde contar com as direções de Diná Jobst, Cecília Machado, Renata Motta e Davidson Kaseker. Eu, particularmente, agradeço muito as contribuições feitas por Davidson nestes mais de sete anos à frente da direção do SISEM-SP. E, com a chegada de Renata Cittadin na direção, tenho a certeza de que prosseguiremos na consolidação desse caminho percorrido pelo SISEM-SP. Grata pelo seu trabalho, David. Bem-vinda, Renata. E que o SISEM-SP prossiga em sua missão de estruturar políticas públicas e ações para os museus paulistas”, diz Paula Ferreira, Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“O Sistema de Museus de São Paulo sempre desenvolveu um trabalho de referência para as políticas públicas para museus no Brasil inspirando outros Sistemas pela sua perenidade, articulação e produção técnica. Sempre admirei muito o trabalho cuidadoso e inovador das equipes da UPPM e do SISEM-SP, desde quando atuava no Sistema de Museus de Santa Catarina. É um grande desafio hoje assumir a Diretoria, mas acredito que irei colaborar com a equipe do SISEM-SP como vinha contribuindo com a UPPM. Agora, integro com a equipe GTC/SISEM-SP, as OSs parceiras, o COSISEM-SP e as representações regionais, esta força de trabalho para a execução de políticas públicas para todos os museus paulistas e fomentando a discussão da Museologia em São Paulo”, afirma Renata.

Renata Cittadin, até o presente momento atuava como Assessora Técnica da UPPM. Tem graduação em Museologia e mestrado pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Museologia da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu estudos sobre a gestão compartilhada de museus e a consolidação do campo museológico em Santa Catarina. Tem experiência na área de Museologia e Patrimônio Cultural, atuando com ênfase nas áreas de Projetos de Planejamento Museológico e gestão e implementação de políticas públicas para museus. Atuou como assessora técnica no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, na coordenação técnica do Cadastro Catarinense de Museus, do Guia de Museus de Santa Catarina, participou da construção do Plano Setorial de Museus e do Estatuto Catarinense de Museus.  Coordenou o Museu Nacional de Imigração/SC e em São Paulo atuou como Coordenadora de Processos Museológicos no Museu da Inclusão.

Fonte: SISEM-SP